Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Empresa apresenta projeto de revitalização do Parque Municipal Daisaku

05 jun 2024 às 19:35
Por: Assessoria de Imprensa

Nesta quarta-feira (5), foi apresentado à Prefeitura de Londrina o estudo conceitual para a revitalização de uma das unidades de conservação ambiental mais importantes da cidade, o Parque Municipal Daisaku Ikeda. Realizada no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, a apresentação foi feita por Anna Rolim, gerente de produto da Artesano Urbanismo, empresa responsável pela iniciativa.


O projeto é uma doação da Artesano ao Município, com o objetivo de contribuir para a preservação da natureza em Londrina e fomentar o lazer e a conscientização da população. Localizado no Patrimônio Três Bocas, região sul da cidade, o Parque Municipal Daisaku Ikeda encontra-se interditado desde 2016, quando foi significativamente atingido pelas tempestades que assolaram Londrina naquela ocasião. Entre os danos causados à unidade, esteve o rompimento das bordas da barragem da antiga Usina Três Bocas, bem como erosões de dimensões consideráveis.



As intervenções propostas pelo estudo incluem a criação de novos pontos de observação para a fruição paisagística das quedas d’água que se formaram. Também abrangem novas construções que fazem referência tanto à arquitetura tradicional japonesa quanto à arquitetura tradicional paranaense, como por exemplo o novo Centro de Acolhimento aos Visitantes. O projeto ainda propõe a implantação de novas trilhas que se somarão aos percursos existentes, a criação de um novo redário, playground, mirantes e espaços para descanso dos visitantes.


Tendo em vista a redução do impacto ambiental, todas as obras preexistentes, em vez de serem demolidas e reconstruídas do zero, serão revitalizadas. A antiga edificação existente destinada ao centro de visitantes será reformada e passará a abrigar estruturas administrativas; a barragem receberá uma nova passarela. Será feita, ainda, a construção de uma nova passarela e o observatório será restaurado, assim como o memorial existente no local, dedicado a Daisaku Ikeda, que receberá obras de acessibilidade e nova iluminação.




Conforme a gerente de produto da Artesano Urbanismo, Anna Rolim, a empresa, que atua na criação de bairros planejados, procura sempre investir em projetos de cunho ambiental nas cidades em que se instala.

Outras notícias

Paraguai e Estados Unidos firmam acordo de cooperação militar e geram debate na fronteira

Prefeitura de Cascavel oficializa doação de terrenos ao Estado para regularizar colégios estaduais

Projeto Sema nos bairros leva informação e serviços ao Periolo

“Lançamos nosso primeiro empreendimento em Londrina em março deste ano. Por isso, consultamos a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Ambiente para averiguar como poderíamos contribuir, e vimos que havia essa demanda de revitalização do Parque Daisaku Ikeda. Fizemos os levantamentos topográficos da área e contratamos um escritório de arquitetura para fazer o projeto conceitual. E hoje (5), como é o Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveitamos para apresentar essa iniciativa, que é uma forma de contribuir para a questão da regeneração ambiental e da sustentabilidade”, afirmou Rolim.


Próximas etapas – Até o fim de junho, será entregue à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) o estudo conceitual finalizado para a revitalização do Parque Municipal Daisaku Ikeda. Baseada nele, a Sema, com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) vai elaborar um termo de referência para a licitação que contratará uma empresa para desenvolver os projetos executivo e técnico da obra. A previsão é que o procedimento licitatório seja iniciado ainda em 2024. No ano que vem, após a entrega do projeto, deverá ser licitada a reforma da unidade.


O secretário municipal do Ambiente, André Chen, sublinhou que uma das fontes de recursos para o custeamento da reforma poderá ser o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). “Já estamos trabalhando na reforma do Parque Municipal Arthur Thomas, e agora vamos focar também na revitalização do Daisaku Ikeda. O objetivo é trazer a população de volta para esses espaços que proporcionam momentos de lazer, de contato com a natureza e de conscientização ambiental”, pontuou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Trabalhadora fica ferida após acidente com cilindro em pastelaria de Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Celular rastreado leva PM a suspeita na região norte de Cascavel

Cidade

Homem é preso após invadir destacamento da PM em Três Barras do Paraná

Cidade

Tentativa de arrombamento é registrada na associação de moradores do Periolo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.