Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Escolas Municipais e CMEIs de Londrina recebem equipamentos de tecnologia

23 mar 2023 às 17:51
Por: Assessoria de Imprensa

As aulas e projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino em Londrina serão ainda mais modernos e avançados dentro da tecnologia digital. Isso será possível graças aos 4.352 aparelhos celulares, 4.262 óculos 3D de realidade aumentada e 122 kits de tecnologia que a Prefeitura de Londrina adquiriu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).


Todos os materiais estão sendo disponibilizados para 88 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina, sendo que a entrega começou na manhã desta quinta-feira (23), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, e deve terminar até o final da próxima semana.


Segundo o prefeito, essa foi a primeira grande entrega de equipamentos de som e imagem às unidades escolares da rede municipal de ensino de Londrina. Ao todo, a Prefeitura Municipal investiu R$ 7.226.568,04 na compra dos itens, adquiridos por meio de licitação.


“Essa é uma ação fundamental da Prefeitura de Londrina. Primeiro, que as crianças de hoje são muito mais tecnológicas que nós, pais. Eles entendem de tudo e eu, por exemplo, ainda estou na época dos DVDs e nem existe mais isso. A criança já nasce na era da tecnologia. E, essas tecnologias são fundamentais para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. São imagens com explicações de arte, cultura, biologia e funcionamento do corpo humano, que permitem a eles assistirem as aulas e ouvirem o que está sendo falado, o que facilita muito a memorização. É um passo a mais que Londrina dá para melhorar a qualidade do ensino da rede municipal, que já é uma das melhores do Brasil”, disse Marcelo.


Durante a solenidade, as diretoras das Escolas Municipais Ignez Corso Andreazza, José Garcia Villar, Andrea Nuzzi, e Jadir Dutra, e do CMEI Laura Virgínia estiveram no gabinete para receber os materiais das mãos da secretária de educação e do prefeito. Segundo Moraes, todos os educadores passarão por cursos, para aprender a utilizar corretamente os diversos equipamentos tecnológicos, como smartphones, câmeras fotográficas profissionais, kit iluminação com três pontos de luz, Chroma Key, teleprompter, mesas digitalizadoras, entre outros listados abaixo.

Outras notícias

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Prefeito de Cambé é hospitalizado após acidente de trânsito causado por mal-estar

Homem de 23 anos é assassinado a tiros na região norte de Foz do Iguaçu


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que os equipamentos entregues fazem parte de um Kit de som e imagem para uso pedagógico e eram um pedido dos profissionais da própria rede. “São ferramentas e estratégias que os professores, a partir de agora podem usar para melhorar a aula e torná-la mais dinâmica. Tem para uso individual dos alunos e uso coletivo, como é o caso da câmera fotográfica profissional; tem muitas ferramentas que vamos usar como estratégia de leitura, nas redes sociais das escolas municipais, que tem sido importantes de contato com os pais. Muitas vezes, os professores os próprios recursos ou as escolas juntavam dinheiro na promoção e compravam. Agora, a gente supri todas essa necessidade”.


O presidente do Conselho Municipal da Educação (CMEL), João Marcos Machuca de Lima, lembrou das mudanças trazidas com a pandemia e a intimidade das crianças  com as novas tecnologias. “Como presidente do Conselho da Educação, fico muito orgulhoso de estar aqui hoje presenciando esse momento tão importante para as escolas, afinal de contas a gente acompanha todos os processos, desde a roçagem, a melhoria de estrutura física até o pedagógico. E a pandemia trouxe uma nova perspectiva para a sala de aula e tenho certeza que essas ferramentas vão permitir que cada um de nós, nas unidades escolares, possamos usar como ferramenta pedagógica”, falou.


Para a professora Débora Franzo Peneseuti, da Escola Municipal América Sabino Coimbra, os aparelhos tornarão as aulas mais atrativas para os pequenos e vem em uma boa hora, visto que, após a pandemia, houve uma mudança no perfil dos alunos, que agora tendem a ficar mais dispersos e com menos atenção aos livros.


Assim, os recursos tecnológicos podem ajudar os professores em sala de aula, chamando a atenção das crianças. “Temos um projeto do Podcast desde 2022, que utilizamos para trabalhar o gênero oral e discursivo com as crianças, e envolve as tecnologias, porque eles fazem todo o roteiro e vamos até as pessoas para entrevistá-las. Agora, com todos esses recursos, estamos pensando em fazer um estúdio na escola para deixá-lo fixo e entrevistarmos todos lá. Além disso, as tecnologias motivam nossos alunos, porque depois da pandemia eles não estão tão interessados nos livros, e quando a gente traz uma coisa diferente, como o celular, ou faz um gênero diferente como o Podcast, isso enriquece muito a aula”, explicou a professora.


A gestora da Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, Osvaldinéia Santos Barreto, contou que em sua unidade escolar já é desenvolvido um jornal e um Podcast entre as crianças, que agora utilizarão esses equipamentos.


Kit Tecnológico para as escolas municipais

Kit iluminação com três pontos de luz

Chroma Key – suporte e fundo verde

Tripé profissional foto e vídeo

Câmera Digital Profissional

Lente Digital Profissional

Cartão de Memória

Adaptador multi-display

Microfone direcional

Microfone sem fio de mão

Tela para projetor com tripé

Filtro de linha 5 tomadas

Mesa digitalizadora

Fone para estúdio

Microfone tipo lapela

Teleprompter

Óculos 3D de realidade virtual

Celular


Kit Tecnológico para os CMEIs 

Kit iluminação com três pontos de luz

Tripé profissional foto e vídeo

Câmera Digital Profissional

Lente Digital Profissional

Cartão de Memória

Adaptador multi-display

Microfone direcional

Microfone sem fio de mão

Filtro de linha 5 tomadas

Mesa digitalizadora

Fone para estúdio

Teleprompter

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano

Cidade

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul

Cidade

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.