Quem visita a ExpoLondrina pode aproveitar o momento para se informar e cuidar da saúde. Esse é o objetivo do Espaço Cuidar Praça HU/UEL, projeto que traz saúde e bem-estar aos vistantes da ExpoLondrina. A diarista Priscila Molinari já passou pelo local nos anos anteriores e retornou novamente este ano, além do cuidado é momento de aprender. “Sempre me surpreende quando eu chego aqui! Cada ano eles trazem uma coisa nova e é muito importante a gente ficar sabendo”, afirmou.
O espaço oferece diversos serviços, como orientações sobre saúde bucal, autismo, animais peçonhentos e intoxicações. Além disso, o visitante pode aprender sobre os direitos dos pacientes no SUS (Sistema Único de Saúde). Por exemplo, você sabia que o SUS distribui fraldas geriátricas gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular?
“Eu venho todo ano no estande do HU para acompanhar todas as tecnologias e todo conhecimento. Só de passar aqui a gente aprende muita coisa! No ano passado, a gente foi no banco de doação de sangue e ela fez uma pergunta super interessante: qual o seu tipo sanguíneo? E por incrível que pareça eu não sabia, saí daqui e fui correndo fazer meu exame, porque é super importante! São informações e conhecimentos que adquirimos aqui e levamos para a vida”, contou a vendedora, Raquel Pereira.
O ponto que chama mais atenção na praça é o espaço de serviços, onde o visitante pode conhecer a aromaterapia, auriculoterapia, medir a pressão e fazer os exames de glicemia. “O primeiro lugar que eu venho é aqui! Eu amo saber de tudo, venho medir glicemia, pressão e essa parte da aurículo eu adoro”, explicou a autônoma, Jhennyfer Ketelin.
A espaço mais disputado do Espaço Cuidar do HU é a poltrona de massagem. “Eu estava com meu pé travado, não estava nem andando direito e agora com a massagem melhorou bastante,” comentou Wayne Ramos, representante comercial.
Cerca de 620 profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos, participam do Espaço Cuidar. Além dos serviços, a população recebe orientações sobre queimaduras, doenças sexualmente transmissíveis, higiene das mãos, prevenção à dengue, diabetes, doação de sangue e muito mais.
Preocupação com o tabagismo
Médicos e residentes em pneumologia também orientam os visitantes sobre o tabagismo, o foco é atingir crianças e adolescentes com a campanha. “Nossa preocupação maior é com o cigarro eletrônico, trouxemos aqui na exposição um cardápio de vaper para a criançada dar uma olhada e fazer a comparação sobre quanto um dispositivo vale em quantidade de maços de cigarros, porque hoje em dia a gente vê que a população acha que esses aparelhos são inocentes, que têm sabor, são coloridos, mas são até mais prejudiciais do que o cigarro comum, explicou a médica Desire Trevisan.
No espaço também é feito o exame de monoximetro, que indica o grau de intoxicação causada pela fumaça do cigarro. O Raul Evangelista Villas Boas é de Penápolis, interior de São Paulo, foi na ExpoLondrina que ele teve a oportunidade de realizar o exame. “Interessante que você fica sabendo como está a situação e a pessoa fica sabendo como está a saúde! Eu por exemplo, fumo só de fim de semana, achava que não dava nada, mas vi que meu pulmão não está mais 100%”, completou o despachante.
Serviço
O Espaço Cuidar / Praça do HU-UEL fica perto da entrada principal do Parque Ney Braga Eventos e funcionará todos os dias, das 10h às 22h. O serviço é gratuito.