Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Evento gratuito aborda a arte na transformação das comunidades

O seminário “Arte, Cultura e Comunidade” será realizado nesta sexta-feira, dia 29, na Usina Cultural; projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultural de Londrina
26 ago 2025 às 16:47
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Da Assessoria de Imprensa da Usina Cultural


“Entendo a arte como geradora de possibilidade no meio da impossibilidade e é nessa linha que eu enxergo o que fazemos coletivamente: a beleza no meio da violência, a abundância no meio da escassez, a alegria no meio da tristeza.” A declaração é da venezuelana, e agora brasileira, Alejandra León Cedeño, professora e psicóloga social comunitária. 


Alejandra León Cedeño é uma das facilitadoras do seminário “Arte, Cultura e Comunidade”, que será realizado nesta sexta-feira (dia 29), das 18h às 22h30. Os trabalhos serão divididos com o professor Kennedy Piau, membro fundador do Coletivo Quizomba, brincante do Baque de Obá Kossô, colaborador nos projetos Ruar Eco Artivismo e Procult: Ruar entre Vilas. Ambos são docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


“A arte gera potência quando a pessoa constata que consegue aprender um passo, tocar uma música, pintar um sentimento e isso nos fortalece para encarar os desafios da transformação. A ação gera ser: não apenas agimos de acordo a como somos, mas também, e principalmente, somos a partir do que fazemos”, explica a professora Alejandra León Cedeño, mestre e doutora em Psicologia Social. 


Para a professora, a Venezuela e o Brasil vivem formas de reconstrução nas suas periferias. “[Isso ocorre] junto a formas preocupantes de destruição que não podemos menosprezar, mas às quais precisamos sobreviver e reinventarmo-nos”, comenta. “Isso pode ajudar a encarnar gestos de cidadania ativa ao ver que é possível aprender, ajudar o outro, receber ajuda, propor uma ação, apoiar uma reivindicação.”

Outras notícias

Odila Venturin Crespi morre aos 94 anos em Cascavel

Primeira bebê de 2026 em Londrina nasce no Hospital Evangélico

Homem de 31 anos é encontrado morto em área de mata no fundo de vale em Cambé


Kennedy Piau destaca que a arte é um dos instrumentos de maior humanização das pessoas. “A dimensão artística atua na capacidade de resolver problemas com recursos limitados. Em outras palavras, na capacidade de criar”, afirma ele, que é mestre e doutor em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. “A arte é um tipo de pensamento crítico-sensível que nos ajuda a compreender o mundo de um ponto de vista singular e a agir para transformá-lo em algo melhor para todos.”


Ele lembra que existem muitas experiências de arte e comunidade e cita manifestações tradicionais e populares produzidas por comunidades indígenas e quilombolas. “[essas comunidades] possuem tecnologias de produção coletiva e métodos de gestão participativa notáveis. São capazes de organizar eventos, festas e rituais grandes, impactantes e complexos, realizados com leveza, intensidade, prazer e sentido de comunidade”, pontua o Kennedy Piau.


É no contexto da arte como instrumento de transformação comunitária, que o seminário “Arte, Cultura e Comunidade” propõe abordar práticas colaborativas que fortalecem comunidades, modelos de gestão cultural participativa e estudos de caso de projetos que integram arte, cultura e desenvolvimento social. Podem participar artistas, gestores culturais, líderes comunitários, pesquisadores e todos que se interessam por projetos culturais de impacto social.


O evento é uma realização da Usina Cultural, com financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, a partir da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo Sympla, neste link. 


Serviço:

*Seminário “Arte, Cultura e Comunidade” *

Data: 29 ago. 2025 (sexta-feira)

Horário: 18h às 22h30 (com intervalo)

Local: Vila Usina Cultural | avenida Duque de Caxias, nº 4.159

Inscrição: Gratuita - Sympla 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Tenente Rhuan Marco detalha prisão de homem que decapitou vítima em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Médico do Siate detalha atendimento a homicídio com decapitação em Cascavel

Cidade

Homem morre ao ser decapitado no bairro Universitário em Cascavel

Cidade

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ex-detento é executado a tiros dentro de barbearia na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Corpos de família vítima de acidente na PR-170 são velados em Florestópolis

Cidade
Londrina e região

Valor da tarifa do transporte público de Londrina para 2026 ainda não tem previsão de anúncio

Cidade
Londrina e região

Florestópolis decreta luto oficial e cancela queima de fogos após tragédia com família na PR-170

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.