Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Ex-assessor de vereador de Foz do Iguaçu se defende de suspeita de uso de documento falso

21 mar 2025 às 12:48
Por: Portal Tarobá

O caso envolvendo Adilson Romão, ex-assessor do vereador de Foz do Iguaçu, Cabo Cassol, ganhou destaque na polícia após a suspeita de que ele tenha utilizado documentos falsificados para assumir o cargo. Romão pediu exoneração nesta semana, após ter sido investigado pelo possível uso de diploma de escolaridade falso, um requisito exigido para o cargo.


Em sua primeira entrevista sobre o caso, Adilson Romão se defendeu, afirmando que concluiu o curso, mas que seria vítima de uma falha da instituição de ensino responsável pela emissão do diploma. Ele reiterou que, durante todo o tempo em que ocupou o cargo desde 2021, nunca teve problemas com sua qualificação, mas que a documentação não pôde ser confirmada como autêntica pelas autoridades.


A Polícia Civil segue conduzindo as investigações, com a informação de que o ex-assessor é suspeito de apresentar documentos falsificados em três ocasiões diferentes. Durante o período em que atuou como assessor, Romão recebeu quase 522 mil reais em remuneração. A polícia também informou que o Ministério Público do Paraná (MPPR) requereu a suspensão do processo para analisar a possibilidade de um acordo, mas as diligências continuam em andamento.


O advogado de Romão afirmou que provará a inocência de seu cliente e ressaltou que todos os assessores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu tiveram suas documentações analisadas e aprovadas.


Por sua vez, o atual diretor de comunicação da Câmara afirmou que a Polícia Civil está no seu direito de apurar o caso e verificar se houve ou não crimes. Internamente, a Câmara de Vereadores arquivou o procedimento para investigar a conduta de Romão, alegando falta de provas.

Outras notícias

Perseguição cinematográfica com helicóptero termina com prisão e apreensão em Cascavel

Prefeitura lança Gabinete de Gestão Integrada para combater a criminalidade

Homem é encontrado morto após ser atropelado na PR-444, em Arapongas


A Polícia Civil informou que divulgará mais detalhes sobre o caso conforme as investigações avançarem.

Confira a nota da Câmara

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realiza verificações internas sobre diversos processos que ocorrem na Casa. Dentre eles, os documentos de servidores e de assessores também entram no escopo da análise documental. Ao final do ano de 2024 houve uma verificação em que o Legislativo questionou a documentação de um assessor nomeado no Gabinete do vereador Cabo Cassol, entre outros casos.


O Presidente da Câmara naquele ano determinou a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), entretanto o andamento somente ocorreu no ano de 2025, sob o nº 197/2025, iniciado em 16 de janeiro de 2025, para investigação do caso, apurando eventual falta disciplinar por servidor ocupante do cargo em comissão de assessor parlamentar. A gestão da Câmara, inclusive, determinou que se oficiasse o Ministério Público e a Polícia Civil para investigar a situação concomitantemente ao processo que corria no Legislativo.


A Lei Complementar nº 414/2023, estatuto dos servidores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu resguarda, em seu artigo 33, que a demissão será aplicada como penalidade decorrente de processo administrativo disciplinar, garantindo-se ao servidor prévia e ampla defesa, ou em virtude de decisão judicial transitada em julgado. Tais garantias derivam de princípios constitucionais.


Ressalta-se que o Processo Administrativo Disciplinar foi conduzido por uma Comissão de Servidores efetivos da Câmara, que oportunizou ao imputado manifestar-se, incluindo oitiva e envio de documentos para constarem no processo.


A Comissão, após toda a instrução citada, recomendou pelo arquivamento do processo administrativo disciplinar por falta de provas. Referida decisão foi acatada pela Presidência, determinando-se o arquivamento do PAD.


A Câmara informa que, em virtude de todo o ocorrido, o Assessor Parlamentar solicitou sua exoneração do cargo.

Confira a nota da 6ª SDP

A 6ª Subdivisão Policial (SDP) da Polícia Civil do Paraná informa que foi instaurado inquérito policial para investigar um servidor público da Câmara de Vereadores por uso de documentos falsos. O investigado, que ingressou no cargo em 2021, é acusado de apresentar documentos falsificados em três ocasiões distintas, documentos estes que eram essenciais para a sua investidura no cargo.


Durante o período em que exerceu a função, o servidor recebeu o montante de R$ 521.965,87 em remuneração. Diante da gravidade dos fatos e da constatação da falsidade documental, a autoridade policial representou pela exoneração do servidor. No entanto, o Ministério Público do Paraná (MPPR) requereu a suspensão do processo para análise da possibilidade de oferecimento de um acordo. 


A PCPR segue investigando o caso. Novas informações serão divulgadas à medida que as investigações avançarem.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Moto vai parar embaixo de carro após acidente no bairro Nova Cidade em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Família procura jovem desaparecido há um mês em Cascavel; destino seria Santa Catarina

Cidade

Câmera de segurança flagra acidente de entre carro e moto na rua Jacarezinho

Cidade

Prédios públicos abandonados viram pontos de insegurança e descarte irregular

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Tragédia na BR-369: pai e duas crianças que morreram em acidente são identificados

Cidade
Londrina e região

Acidente entre caminhão e carro deixa três mortos na PR-445, próximo a Tamarana

Paraná
Cascavel e região

Após 16 mil atestados em junho prefeitura de cidade do PR fecha o cerco nas urgências

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina anuncia instalação de sistema obrigatório para ILS

Cidade
Cascavel e região

Tragédia na BR-369: batida entre ônibus escolar e carro deixa três pessoas mortas em Corbélia

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 21 | Infância, Telas e Ansiedade | Carol Benhame

Podcast Marketing Interno Cast | EP 3 | A Jornada do Restaurante Paizão | Charles Costa

Podcast Negócios à Parte | EP 15 | Empreendedorismo Além das Grandes Cidades | Conrado Scheller

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.