Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Ex-moradora de rua é aprovada em vestibular da Universidade Estadual de Londrina

23 jan 2024 às 20:25
Por: Assessoria de Imprensa

Eliane Batista, 39 anos, é a mais nova caloura do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela superou a situação de rua, passou pelos serviços da Trilha da Cidadania – iniciativa da Prefeitura de inserção e assistência para pessoas que estão nas ruas – e hoje está em um serviço de acolhimento em república da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), executado em parceira com o Ministério de Missões e Adoração (MMA).


A mais nova caloura disse estar muito feliz e grata pela conquista e contou um pouco de sua história. Segundo Eliane Batista, desde os seus 18 anos de idade ela teve diversas partidas e retornos ao seu ambiente familiar, até que sua família deu um basta e, então, ela passou a viver nas ruas definitivamente. “Depois, passei por uma internação de quatro meses, fui para uma instituição da SMAS e tive várias conquistas, entre elas terminar o Ensino Médio. Estou correndo atrás dos meus objetivos, que são fazer a faculdade e ter um emprego”, disse.


Batista também agradeceu à Secretaria Municipal de Assistência Social e aconselhou as pessoas que estão passando por períodos difíceis a procurarem ajuda. “A secretaria me ajudou muito, por meio de seus serviços e acreditando em mim. A minha relação com o serviço social é muito boa, porque temos espaço para expressar os nossos sentimentos e falar sobre as nossas necessidades. Para quem está enfrentando uma fase difícil, digo para acreditar no seu potencial e não esperar chegar no ponto que cheguei, de perder quase tudo, para buscar ajuda. Não se esqueçam de que nunca é tarde para dar a volta por cima e voltar a viver, pois ainda há muita vida pela frente”, enfatizou.


A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, parabenizou Eliane Batista e ressaltou que a vitória de uma pessoa que passou tanto tempo em situação de rua e hoje comemora sua aprovação em uma universidade estadual demonstra como as políticas públicas de qualidade podem resgatar a cidadania das pessoas. “A Trilha da Cidadania foi inserida em 2019 em Londrina, na gestão do prefeito Marcelo Belinati, e nada mais é do que uma junção de serviços, programas e projetos para atender a população em situação de rua de forma personalizada e dentro da necessidade de cada um”, apontou.



Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carro para sobre calçada após batida no Centro de Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

IPTU de Londrina tem vencimentos nesta terça-feira; correspondências são entregues

Cidade

PM prende verdadeiro autor de homicídio após investigação em Catanduvas

Cidade

Homem é preso por violência doméstica no bairro Floresta

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereadora quer acabar com validade dos créditos do transporte coletivo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Londrina se despede de Cabral, o jornalista esportivo que batizou o LEC de "Tubarão"

Cidade
Londrina e região

Bebê de sete meses morre após possível engasgo durante amamentação em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Feminicídio em Toledo: Mulher com medida protetiva é morta a tiros em frente a casa noturna

Cidade
Londrina e região

Motociclista fica ferido após bater na contramão no Residencial Vista Bela

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 10 | ​​Azeite: o toque essencial na gastronomia

Podcast O Construtor | EP 1| A História da A.Yoshii | Leonardo Yoshii

Podcast Pulpor Talks | EP 1 | Dos Palcos à Periferia: A Cultura de Londrina | Marcão Kareca

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.