Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Ex-secretário de Cultura ministra seminário de economia criativa na Usina Cultural

Caio Cesaro reúne empreendedores culturais para abordar as potencialidades da economia criativa na geração de renda
02 dez 2025 às 10:52
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Neste sábado (06) o ex-secretário de Cultura de Londrina Caio Cesaro reúne empreendedores culturais e artesãos para discutir as potencialidades da economia criativa na geração de renda e no fortalecimento cultural em comunidades.


O seminário Economia Criativa será na Usina Cultural, das 8h às 12h e das 13h30 às 15h. O evento integra a programação do projeto Ligando Pontos. As inscrições são gratuitas pelo Sympla.


Caio Cesaro foi secretário de Cultura de Londrina e atuou na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Ele é jornalista, doutor em Multimeios pela Unicamp e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero. É também sócio-fundador da EduCriativa e membro fundador do LAVI e do e-Cria Hub, consultor credenciado pelo Sebrae em economia criativa.


“A economia criativa se baseia no uso de talentos, cultura, tecnologia e propriedade intelectual para gerar valor”, explica Cesaro. “Já a economia solidária organiza a produção de forma colaborativa, priorizando cooperação, desenvolvimento local e inclusão social. Quando atuam juntas, ampliam impacto: fortalecem ecossistemas culturais, profissionalizam agentes e distribuem valor de forma mais justa e sustentável.”

A economia criativa reúne segmentos que transformam cultura, conhecimento e tecnologia em valor simbólico e econômico. Cesaro cita as artes, o patrimônio cultural, o design, a moda, a arquitetura, o audiovisual, a publicidade, a tecnologia da informação, a biotecnologia, o setor editorial, o artesanato e a gastronomia, entre outros. “São áreas que geram inovação, identidade e desenvolvimento para territórios como Londrina.”

Outras notícias

Duas mulheres são presas por furtar R$ 11 mil em roupas em shopping de Londrina

Homem é preso após agredir família e incendiar casa em Arapongas

Confronto armado termina com morte de suspeito no norte do Paraná


Ele afirma que a economia criativa e solidária combina geração de valor simbólico e econômico com inclusão social e, para isso, usa cultura, memória, inovação e tecnologia para criar produtos e serviços, enquanto organiza produtores em redes colaborativas que fortalecem autonomia, distribuição justa e desenvolvimento local. “É uma forma de produção que une criatividade, sustentabilidade e impacto comunitário”, destaca.


Nesse contexto, ela comenta que é preciso aproximar empresários do impacto real da cultura local, mostrando que investir em criatividade gera reputação, inovação e conexão comunitária. “Programas de incentivo, cases de sucesso e iniciativas que unem marca, território e pertencimento aumentam o engajamento empresarial.”


Entre os benefícios desse modelo de produção cultural estão o fortalecimento de talentos locais, a profissionalização das cadeias produtivas e a valorização das identidades regionais. “Isso gera emprego qualificado, ativa novos mercados e estimula pertencimento. Em Londrina, iniciativas como coletivos de audiovisual, startups culturais, vilas culturais, empreendimentos de design, economia digital, grupos de memória e projetos ligados ao patrimônio mostram como criatividade e colaboração movimentam a cidade.”


O Seminário Educação Criativa integra a programação do projeto Ligando Pontos, uma realização da Usina Cultural, com recursos do Governo Federal - Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Treze homens são presos após quebra-quebra em bairro de Apucarana

Cidade
Imagem de destaque

Enxurrada invade casa em Arapongas (PR) e arrasta dois cães da raça bulldog francês

Cidade

População de Jataizinho protesta contra retomada do pedágio na BR-369

Cidade

Motorista de aplicativo do tráfico é preso com cocaína pela Rotam no Jardim Silvino

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Adolescente pede ajuda após ameaças e agressões dentro de casa em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Homem é esfaqueado após ter sido flagrado com esposa de outro dentro de carro na ZL

Cidade
Londrina e região

Família denuncia HU de Londrina por suposta negligência após cirurgia de jovem

Cidade
Londrina e região

Prefeitura prepara plano inédito para população em situação de rua em Londrina

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta é preso após invadir Prefeitura de Cambé durante protesto

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 9 | Os Bastidores do Mundo da Música | Orlando Baron

Podcast Arte do Sabor | EP 12 | Como harmonizar com azeite? | Flávio Fontana

Podcast Café Com Edu Granado | EP 53 | A Nobreza da Advocacia | Victor Rocha

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.