A 4ª edição da FECET (Feira de Ciência, Engenharia e Tecnologia) já está oficialmente aberta ao público em Cascavel, no Centro de Convenções e Eventos. A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta quinta-feira (28) e contou com a presença de organizadores, apoiadores e autoridades locais.
O evento, que promove a troca de conhecimento e estimula a inovação, reúne mais de 500 participantes, distribuídos em 150 estandes, com projetos de alunos vindos de nove estados brasileiros.
Maycon Lourenço, coordenador geral da FECET 2025, ressaltou que o evento reúne participantes de 9 estados do país e reforça que crianças e adolescentes têm vez e voz na ciência e tecnologia.
Já o vice-prefeito Henrique Mecabô afirmou que a feira reforça o potencial da juventude de Cascavel e que o município valoriza a engenharia e a tecnologia como pilares para o desenvolvimento local.
De ideias simples a projetos elaborados, estudantes do Paraná e de outros estados apresentam soluções criativas para problemas reais. Entre os destaques está o estudante Marco Antônio, de Rondônia, que criou seu próprio carro de controle remoto com materiais recicláveis, realizando um antigo sonho de infância.
Cada projeto apresentado representa uma “sementinha de inovação”. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, afirmou que Cascavel já é considerada um berço de inovação no Brasil.
Dos 150 projetos inscritos, 38 serão selecionados para premiações e poderão representar a FECET em eventos nacionais e internacionais.
A FECET 2025 segue até sábado, 30 de agosto, com visitação aberta ao público na quinta e sexta-feira, das 9h às 21h, e no sábado até o meio-dia. A expectativa é de que o evento receba mais de 30 mil visitantes durante os três dias de programação.