A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (SESD), iniciou uma parceria com a Agência do Trabalhador para facilitar o acesso da população a vagas de emprego e capacitação profissional.
Entre os dias 10 de julho e 15 de agosto, será realizado o Feirão Emprega, com atendimentos às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, na sede da SESD, localizada na Rua Clementino Miranda, 788, bairro Brasmadeira.
Durante esse período, a Agência do Trabalhador manterá um posto de atendimento no local, oferecendo vagas de emprego, orientações para entrevistas, apoio na elaboração de currículos e encaminhamentos para emissão da carteira de trabalho digital.
Uma iniciativa que chamou a atenção foi a exposição das vagas de emprego em um varal, com todas as descrições e perfis das oportunidades disponíveis.
Marcelo Silva, secretário da SESD, destacou que a ideia do feirão é gerar trabalho para as pessoas. Segundo ele, são mais de 1.200 vagas disponíveis, em áreas que vão desde metalurgia até panificação.
Além das vagas, o projeto contará com o reforço da Carreta Qualifica Paraná, que oferecerá o curso gratuito de Instalação Elétrica Industrial. A formação é voltada para participantes já selecionados pelo Senai, em parceria com o programa Resgate pela Vida, que atende pessoas em recuperação em casas terapêuticas.
Marcelo Silva ressaltou que essa estrutura é uma parceria com o governo do estado e que há 36 vagas disponíveis para o curso de instalação elétrica industrial. Os inscritos receberão materiais, uniformes e uma ajuda financeira de R$ 1.008 como incentivo para realizar o curso.
Contrariando o estereótipo, pelo menos cinco mulheres estão inscritas no curso. Além disso, Marcelo destacou que oito homens que estão em casas de apoio contra o uso de drogas participarão do curso, como uma forma de reinserção no mercado de trabalho.