Nesta quinta-feira (9), às 10h30, foi realizado o lançamento da 6ª edição do Festival Pint of Science Londrina, de divulgação científica, no auditório da Prefeitura, localizado no segundo andar da sede administrativa (Avenida Duque de Caxias, 635). Este ano, o festival ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de maio, em mais de 25 países, simultaneamente. O Brasil é o primeiro país em número de cidades participantes, totalizando 179 munícipios, entre as mais de 500 cidades em todo o mundo.
Em Londrina, o Pint of Science estará em quatro bares (Amadeus Bierhauss; Cheers Irish Pub; St. Peters Beer e Steak; Tribos Brew Pub); e pela primeira vez, em um café, no período vespertino, o Armazém café. O evento é gratuito, e não é necessário fazer inscrição.
Em cada um dos locais de apresentação serão debatidos diferentes temas. Os palestrantes abordarão assuntos cotidianos, com informações e dados produzidos nas academias, em um bate papo leve e descontraído. Londrina contará com a participação de 21 palestrantes e 36 integrantes da comissão organizadora, todos voluntários e apaixonados por ciência. A estimativa é que 600 pessoas confiram as palestras.
O principal objetivo do Pint of Science é aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, por meio de um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. A realização é do Projeto Ciência Pé Vermelho, com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, apoiadores e parceiros, entre eles a Prefeitura de Londrina.
Esta será a 6ª edição do festival em Londrina, onde é realizado desde 2018. Para o coordenador-geral do Pint Of Science Londrina, Alexandre Urbano, o Pint of Science, com o lema “Um Brinde à Ciência“, é uma oportunidade única para que as pessoas possam interagir com a ciência desenvolvida nos bancos universitários, ou nos grupos de ciência, de forma descontraída e divertida. “O festival permite momentos de reflexão sobre as mais diversas áreas do conhecimento e suas conexões com a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta”, enfatizou.
Segundo o coordenador de comunicação do evento, Adriano Almeida, o festival se tornou relevante com o passar dos anos e referência na divulgação de pesquisas na área acadêmica. “Isso devido ao apoio institucional das entidades da cidade, em especial a Prefeitura de Londrina, que está lançando, pela primeira vez oficialmente, o evento em Londrina, o que fará com que ele faça parte do calendário oficial de eventos de ciências da cidade. Importante ressaltar que todos que contribuem para o festival o fazem de forma voluntária, ninguém recebe nada por isso”, acrescentou.
O Festival Pint of Science Londrina recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Câmara Municipal de Londrina; Acil; Estação 43; Convention Bureau; Abrasel; MC Cópias. Também conta com o apoio dos bares parceiros. A lista de estabelecimentos bem como a programação do evento pode ser obtida pelas mídias @cienciapevermelho e @pintofscience.