Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Força-tarefa mobiliza comunidade da região norte contra mosquito vetor da chikungunya e dengue

28 jan 2025 às 10:18
Por: Portal Tarobá

O combate ao mosquito Aedes aegypti ganha uma força-tarefa do poder público em parceria com a comunidade em Cascavel. A partir das 8h desta quarta-feira (29), o Salão Comunitário do Jardim Melissa, localizando na Rua Nogueira, n°33, será o ponto de partida de uma mobilização que terá as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Território Cidadão, Conselho Comunitário e  Associações de Moradores dos bairros da região norte.

O secretário de Saúde, Ali Aidar, reforça que a união de forças vai ter como alvo os criadouros do mosquito, transmissor da dengue e da chikungunya. “Estamos iniciando esta grande ação nesta comunidade do Jardim Melissa, devido ao grande número de casos de chikungunya que temos aqui registrados. Desde o dia 2 de dezembro nossas equipes estão desenvolvendo trabalhos e ações de conscientização, orientação, aplicação de inseticida via fumacê em toda esta região, mas ainda não obtivemos os resultados desejados, uma vez que o número de casos da doença não para de crescer. Mas para termos sucesso nesta luta, precisamos da colaboração de todos os os moradores. Se todos fizerem sua parte, será possível baixarmos os números e reduzirmos os casos da doença”,  explica Ali.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Cascavel já tem 167 casos confirmados de chikungunya e 41 de dengue.


TRABALHOS


As equipes irão distribuir entre os  moradores do Melissa sacos de lixo para que possam fazer a coleta, acondicionamento e disponibilização para o recolhimento por parte da Secretaria de Meio Ambiente. 

As equipes do Município também farão trabalho de roçada e limpeza de espaços públicos com maquinários. A equipe de Educação em Saúde, por sua vez, ficará no Salão Comunitário com maquetes, demonstrações de larva, orientações e personagens lúdicos.  


REUNIÃO COM A COMUNIDADE


O secretário de Saúde, Ali Haidar, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima, o gestor do Território Cidadão, Juarez Vieira, representantes da comunidade, participaram de uma reunião de trabalho com a comunidade na noite de ontem (27), no Salão Comunitário do Jardim Melissa.  

O Meio Ambiente terá um papel importante na mobilização. “Faremos uma ação integrada do programa Cidade Limpa, mas com foco no combate ao mosquito da dengue e chikungunya. Nós traremos para região do Jardim Melissa e toda região norte, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para os trabalhos de roçada, de limpeza, com foco nos próprios públicos do município, em um primeiro momento, mas também fazendo esse atendimento em outros locais onde a Secretaria de Saúde aponte a necessidade. É importante dizer que o nosso foco de trabalho nesse momento são para aqueles pequenos criadouros, aqueles espaços que podem acumular água e que ali podem reproduzir o mosquito. Os resíduos volumosos, aqueles resíduos recicláveis devem ser encaminhados de acordo com as rotinas já determinadas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente”, explicou o secretário Ailton Lima. O contatos para agendar volumosos são os telefones 3902-1392 e 3902-1383 ou enviar mensagem via WhatsApp (45) 99146-1501

Outras notícias

Polícia Civil investiga ataques de cães da raça Pitbull em bairros da zona oeste

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Incêndio atinge container em depósito na Estrada do Limoeiro, zona leste

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, os números de casos de chikungunya na região são preocupantes “ainda teremos a atualização no informe epedemiológico da quinta-feira, mas estamos em alerta desde o start das ações desencadeadas em dezembro do ano passado até o momento e temos visto que o número de criadouros não tem reduzido. Precisamos atuar o mais rápido possível para alcançarmos os resultados positivos junto a esta comunidade”, explica a diretora da Vigilância em saúde, Rozane Campiol.

O Território Cidadão estará com suas equipes, ajudando na orientação à população e também realizando  serviços de  roçada. “Este é um trabalho que  a gente vem realizando o ano todo, e neste período de chuva e calor, os trabalhos se intensificam, mas a população precisa ser nossa parceira, nos ajudar a manter estes locais limpos e livres de materiais que acumulem água. Temos a coleta regular de lixo, fazemos a coleta de volumosos e recicláveis, não tem porque fazer o descarte irregular”, avalia o gestor do Território Cidadão, Juarez Vieira.


Se depender do empenho da presidente da Associação de Moradores, do Jardim Melissa, Odete Fernandes Ribas Andrade, a localidade vai abraçar esta luta e fazer sua parte no combate aos criadouros do mosquito.  “A gente pensa em passar de casa em casa conversando com eles de novo, levando o saco de lixo para que eles possam estar colocando dentro os materiais que acumulam água, para ver se melhora a situação que está aí, porque está difícil, está muito perigoso e a gente tem que cuidar. Se todo mundo se unir, se cada um limpar o seu pátio ou a sua frente da sua casa, vai terminar isso. Caso contrário, vai continuar difícil de evitar. Por isso, é importante que a comunidade, não apenas do Melissa, mas de toda a região norte, de todo o Cascavel, se conscientize e participe dessa luta. Se todo mundo se ajudar, logo a gente termina, se não, não tem como. Aqui no Melissa está complicado. Muita gente com chicungunya. Por isso, cada morador, tem que nos ajudar porque não adianta só nós, coordenação, fazer isso. A população tem que entrar em ação”.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carro fura sinal de "Pare" e atinge motociclista próximo à Avenida Luigi Amorese

Cidade
Imagem de destaque

Motorista de aplicativo fica ferido após acidente com caminhão na zona leste de Londrina

Cidade

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Cidade

Terça-feira trágica na BR-277: Acidentes em Prudentópolis deixam um morto e dois feridos

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.