O que era esperado há anos agora começa a sair do papel. Foz do Iguaçu lançou oficialmente a pedra fundamental do novo porto seco da cidade, marcando o primeiro passo das obras de um empreendimento que promete mudar a realidade logística da região de fronteira. O novo porto seco será construído fora da área urbana, às margens da BR-277.
O valor das obras é de 500 milhões de reais, e a estrutura ocupará uma área de 550 mil metros quadrados. O terminal terá capacidade para receber até mil caminhões por dia, o dobro do número atual, que gira em torno de 500 veículos diariamente. O novo porto seco contará com modernos sistemas de controle de cargas e segurança, além de espaços destinados ao descanso dos motoristas.
A expectativa é que o empreendimento gere mais de três mil empregos diretos e indiretos.
Segundo o general Silva e Luna, prefeito de Foz do Iguaçu, esse era um sonho antigo e deve concretizar uma mudança de patamar na mobilidade viária de cargas e transportes em todo o oeste do Paraná, demonstrando a grande confiança do setor privado em investir em Foz do Iguaçu.
O projeto é da empresa Multilog, que já opera o porto seco atual e venceu a licitação para administrar o novo terminal. Com a nova estrutura, Foz do Iguaçu se consolida como um dos maiores polos logísticos da América Latina. O terminal será fundamental para o funcionamento da Ponte da Integração e da Perimetral Leste, obras que ainda estão em andamento e não foram entregues.
O atual porto seco, construído na década de 1980, já opera no limite de sua capacidade. Só no ano passado, movimentou mais de 8,5 bilhões de dólares em cargas. A nova estrutura ampliará a capacidade e deverá melhorar a fluidez no transporte internacional de mercadorias.