A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e do Foztrans, em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos da Universidade Federal de Santa Catarina (Fepese), lançou um questionário on-line para entender como os cidadãos avaliam o serviço de transporte coletivo na cidade e quais melhorias podem ser feitas para atender às necessidades dos usuários.
A pesquisa faz parte de uma série de estudos que subsidiam o processo de licitação para contratação do serviço de transporte público no município. São cinco blocos de perguntas, com tempo de resposta entre três e nove minutos, que podem ser respondidas até o dia 31 de agosto, pelo link: https://bit.ly/transportecoletivofoz.
Entre as questões, destacam-se a finalidade da utilização do serviço (trabalho, lazer, estudos), forma de pagamento da tarifa, tempo de deslocamento, bairro onde mora e avaliações de itens como acessibilidade, disponibilidade de horários, rapidez nos deslocamentos, conforto nos pontos de ônibus e no Terminal de Transporte Urbano.
A Tarobá ouviu alguns usuários do transporte coletivo, cujas reclamações incluem desde os horários dos ônibus até a necessidade de aumento da frota.
A última licitação para a concorrência entre as empresas que assumiriam o transporte público de Foz não saiu do papel, o que obrigou a assinatura de um novo contrato emergencial com a empresa que já operava o serviço, válido por mais dois anos, com custo de R$ 165 milhões.
A expectativa é que o próximo contrato seja realizado de forma planejada e atenda à demanda dos passageiros, com melhorias concretas, e não apenas promessas.
Levantamentos
A primeira etapa da pesquisa origem-destino, estudo técnico essencial para a modernização do transporte coletivo da cidade, foi iniciada pelo Foztrans e a Fepese em junho. Nessa fase, foram feitas entrevistas domiciliares para compreender os deslocamentos diários dos moradores, tanto na região urbana quanto nas áreas rurais.
Paralelamente, foi realizada a pesquisa de embarque e desembarque em 16 das 33 linhas do sistema de transporte coletivo, com pesquisadores posicionados dentro dos ônibus nos horários de pico para registrar a movimentação dos usuários.
Os dados desses levantamentos estão sendo analisados pela Fepese e farão parte da estruturação do modelo a ser licitado, com previsão de entrega para outubro.