Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Funcart dança para comemorar os 89 anos de Londrina

08 dez 2023 às 10:20
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Cartões postais de Londrina vão receber um movimento especial neste aniversário. Isso porque a comemoração será tripla: além dos 89 anos do município, o Ballet de Londrina e a Escola Municipal de Dança completam, juntas, neste dezembro, três décadas de trajetória ininterrupta. Para celebrar as efemérides, a Funcart leva duas de suas mais recentes produções para espaços abertos, em apresentações gratuitas. No sábado, dia 9 de dezembro, às 17h30, o público poderá assistir ao pôr-do-sol no Palco Flutuante do Lago Igapó I (acesso pela Rua da Canoagem) com dezenas de bailarinos encenando uma suíte de “O Lago dos Cisnes”, da Escola Municipal de Dança. Já na segunda-feira, dia 11 de dezembro, é a vez do Ballet de Londrina eletrizar o centro histórico com a apresentação de “Bora!” na Concha Acústica (Rua Piauí, 130), às 19 horas. A Fundação Cultura Artística de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal e, nesta programação, conta com a parceria do Festival de Dança de Londrina. 


Clássico sobre o Igapó - Com direção geral de Luciana Lupi e direção artística de Marciano Boletti, a versão integral de “O Lago dos Cisnes” lotou quatro sessões do Teatro Ouro Verde na última semana. As repercussões nas redes sociais e na imprensa, além dos inúmeros aplausos em cena aberta, já atestam a montagem como um dos sucessos recentes da Escola. No palco do Lago Igapó, será apresentada uma suíte com cerca de uma hora de duração, reunindo o 2º e 4º atos na íntegra. “É um presente que a gente entrega à cidade no seu aniversário e, ao mesmo tempo, uma forma de agradecer ao público que também sempre abraçou a nossa história”, antecipa Lupi, coordenadora da EMD.


Esses são trechos do balé de repertório que se passam justo no cenário do lago dominado pelo Mago Rothbart, vilão que transforma a princesa Odette e seu séquito em cisnes. Apenas em algumas horas da noite, a princesa retorna à forma humana. O feitiço só pode ser quebrado por um homem que a ame. É aí que entra em cena o príncipe Siegfried, que descobre o segredo da bela moça em uma de suas caçadas às margens das águas. Apaixonado, ele promete que a libertará de sua cruel condição. O mago, entretanto, traça uma nova estratégia: transforma sua filha Odile em uma mulher idêntica a Odette e apresenta-se como cavaleiro e pai da moça na corte do príncipe, confundindo-o. Enfeitiçado por Odile, Siegfried quebra o juramento. Amparada pelos cisnes brancos, Odette lamenta sua má sorte e só compreende a situação quando o príncipe chega e explica as trapaças às quais foi submetido pelo mago. Ela o perdoa e eles renovam os votos de amor. 


O casal protagonista será interpretado por Matheus Nemoto (convidado do Ballet de Londrina) e pela bailarina Lara Bera Santini. A adaptação londrinense do clássico de Tchaikovski, montado originalmente pelo Teatro Bolshoi de Moscou no fim do século XIX, traz centenas de figurinos inéditos. O Palco Flutuante do Lago Igapó receberá tablado, linóleo e tratamento especial para a performance dos dançarinos. O público poderá ficar nas arquibancadas e também no gramado nas laterais do espaço. 


Bora! para a Concha -  As luzes frias do centro da cidade e a verticalidade dos prédios em torno da Concha Acústica são o espaço propício para a apresentação de “Bora!”, montagem do Ballet de Londrina que estreou em 2022 com coreografia do premiado Henrique Rodovalho e figurinos de Cássio Brasil. “A Concha representa muita na história da nossa cidade. Para esta celebração, a gente queria que fosse um espaço que já tivesse sido palco de muitas apresentações e manifestações”, explica o diretor da companhia, Marciano Boletti.

Outras notícias

Árvore de grande porte cai sobre casa em Londrina e família pede ajuda

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

UBS Bandeirantes é arrombada e criminosos levam cinco computadores


Animado pela música eletrônica do compositor japonês Aoki Takamasa e do multiartista português Komet, o espetáculo é, ao mesmo tempo, leve, irônico e contagiante. Produzido a partir das reflexões do pós-pandemia, que lançou a humanidade no hostil ambiente virtual, “Bora!” se apresenta como um chamado para ir adiante, mas também lança a pergunta: avançar para onde? Por meio desta aparente contradição, faz um estudo irreverente sobre o movimento do homem na pós-modernidade – contexto de fim das utopias e de relações líquidas.


Desde a estreia, a companhia oficial da cidade já realizou mais de trinta apresentações e chegou a São Paulo (capital) em julho deste ano, com repercussão muito positiva do público e da crítica especializada. O cenário, assinado pelo coreógrafo e por Renato Forin Jr., levará à Concha Acústica estruturas luminosas que contornam um vazio branco reflexivo. Ele remete à imensidão do espaço virtual, como se os dez bailarinos dançassem sobre uma grande tela. 


A coreografia impressiona pelo dinamismo e pela capacidade de criar sequências como fotografias cinéticas, que revelam a fragilidade dos afetos no século XXI, entre o desejo de pertencimento e a necessidade de manter a individualidade. É possível identificar o “efeito manada” das redes sociais, que, ao mesmo tempo em que garantem o sentimento de integração com grupos de pensamento parecido, é o ambiente da solidão, dos cancelamentos, das bolhas e dos haters. 


O Ballet de Londrina tem direção de produção de Danieli Pereira e o elenco é formado por Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, José Villaça, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Peter Levi, Viviane Terrenta e Wesley Silva. A apresentação na Concha Acústica integra a Mostra Cultural Funcart, que tem patrocínio da Itaipu Binacional. 







CONFIRA DETALHES


EMD e Ballet de Londrina comemoram os 89 anos da cidade

Apresentações gratuitas em espaços abertos de Londrina

Classificação indicativa: Livre


“O Lago dos Cisnes” (suíte)

Escola Municipal de Dança

9 de dezembro (sábado)

às 17h30

Palco flutuante do Lago Igapó I

Acesso pela Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) ou pela Rua da Canoagem


“Bora!”

Ballet de Londrina

11 de dezembro(segunda-feira)

às 19 horas

Concha Acústica de Londrina

(Rua Piauí, 130)



Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Ônibus de transporte coletivo atola em rua sem asfalto na zona norte de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Prazo final do Programa REFIC encerra nesta segunda-feira em Cascavel

Cidade

Mãe e filha ficam feridas em batida entre dois carros no bairro Neva

Cidade

Acidente deixa estragos na Avenida da Liberdade e moradores cobram providências

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.