Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Governo contrata 77 leitos para doenças respiratórias; 38 destinados ao Oeste do Paraná

Os novos leitos são nos municípios de Medianeira, Cascavel, Toledo, Apucarana e Arapongas, com foco especial na assistência a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
12 jun 2025 às 21:23
Por: Agência Estadual de Notícias e Portal Tarobá

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) autorizou, nesta quinta-feira (12), a abertura de 77 novos leitos em hospitais das regiões Oeste e Norte do Paraná. A medida dá sequência a um plano de contingência elaborado pelo Estado responsável pela abertura de outros 58 leitos que já recebem pacientes, na última quarta-feira (11).


Os novos leitos são nos municípios de Medianeira, Cascavel, Toledo, Apucarana e Arapongas, com foco especial na assistência a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que têm afetado principalmente o público infantil.


Na região Oeste, a expansão contempla 38 leitos. O Hospital de Clínicas de Medianeira vai habilitar dez leitos de enfermaria adulto. Em Toledo, o Hospital Regional contará com oito novos leitos, sendo quatro de UTI adulto e quatro de enfermaria adulto, enquanto o Hospital Associação Beneficente de Saúde (Hoesp) ampliará a estrutura com 12 leitos, divididos entre UTI adulto, enfermaria adulto e enfermaria pediátrica.

Já em Cascavel, o Hospital de Retaguarda ativará mais oito leitos de UTI adulto, ampliando a capacidade para casos mais graves.


No Norte do Estado, o Hospital da Providência, em Apucarana, passa a contar com 12 novos leitos de enfermaria pediátrica. Em Arapongas, o Hospital Norte do Paraná (Honpar) será responsável pela ativação de 32 leitos, sendo 15 de UTI adulto e 17 de enfermaria adulto, contribuindo de forma significativa para a rede de atendimento da região.

Outras notícias

Polícia Civil investiga ataques de cães da raça Pitbull em bairros da zona oeste

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Incêndio atinge container em depósito na Estrada do Limoeiro, zona leste


De acordo com dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Paraná registrou, de janeiro até o momento, 12.011 casos de SRAG com hospitalização e 598 óbitos por síndromes graves, como Influenza (1.379), Covid-19 (560), SRAG por outros vírus respiratórios (3.043), SRAG não especificada (4.877), por outros agentes etiológicos (56) e 2.096 casos que permanecem em investigação.


Dos 598 óbitos, 124 (20,7%) foram confirmados para o vírus Influenza; 79 (13,2%) para Covid-19; 56 (9,4%) por outros vírus respiratórios; 14 (2,3%) por outros agentes etiológicos e 317 (53,0%) como SRAG não especificado. Houve, ainda, a notificação de 281 óbitos por outras causas. No caso das síndromes gripais, com monitoramento por amostragem, foram registrados 1.392 casos.


A ativação dos novos leitos deve ocorrer nos próximos dias, com equipes multiprofissionais e infraestrutura adequada, garantindo um atendimento integral e seguro aos pacientes. Toda a operação está sendo financiada com recursos do Governo do Estado, sem necessidade de contrapartida dos municípios.


VACINAÇÃO - Na última semana, a Sesa publicou uma resolução com orientações para os municípios no enfrentamento à SRAG. O documento reforça medidas como atendimento prioritário para pacientes com sintomas respiratórios e ações intensificadas de vacinação dos grupos prioritários.


A vacinação contra a Influenza segue disponível nos 399 municípios do Paraná para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Até o momento, foram aplicadas 2.590.251 doses da vacina no Estado. A cobertura vacinal entre os públicos prioritários está em 43,34%, sendo 47,16% entre os idosos, 35,25% entre as crianças e 31,76% entre as gestantes. A meta é atingir pelo menos 90% de cobertura em cada um desses grupos. Ao todo, o Paraná recebeu 4.188.000 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde neste ano.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carro fura sinal de "Pare" e atinge motociclista próximo à Avenida Luigi Amorese

Cidade
Imagem de destaque

Motorista de aplicativo fica ferido após acidente com caminhão na zona leste de Londrina

Cidade

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Cidade

Terça-feira trágica na BR-277: Acidentes em Prudentópolis deixam um morto e dois feridos

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se envolve em grave acidente com suspeita de embriaguez na BR-369

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Cidade
Londrina e região

Justiça absolve mulher filmada esfaqueando namorado e reconhece legítima defesa

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.