Março é o mês da conscientização e combate ao preconceito contra pessoas com Síndrome de Down e em comemoração, nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, os Amigos em Ação promovem a 15ª Balada Especial em Londrina.
O evento acontece desde 2009 e reúne cerca de 500 pessoas com Síndrome de Down e outras síndromes, além de familiares, amigos e profissionais que os apoiam.
O evento acontece no espaço Level 2, na Avenida Higienópolis, 2800, com início às 13h30 e finalização às 17h30.
Desmistificar e incluir
A escolha da data para a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.
O objetivo da celebração é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais. É comum que, nesse dia, sejam organizados eventos e atividades que gerem um debate sobre os direitos. Na prática, isso contribui para desmistificar os achismos em relação à síndrome e abrir espaço para que as pessoas tenham mais oportunidades de desenvolvimento e convivência saudável.
De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. No entanto, embora exista um conhecimento maior sobre essa condição genética atualmente, os indivíduos ainda enfrentam algumas dificuldades quanto à inclusão na sociedade.