As buscas pela onça-pintada avistada em uma área urbana de Cascavel continuaram na tarde desta segunda-feira (18), com o apoio do helicóptero Falcão 12, da Polícia Militar. Foi a primeira vez que o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) foi acionado para auxiliar na localização de um animal silvestre.
O animal foi flagrado por volta das 4h da manhã pelas câmeras de segurança da sede da APAE, onde caminhou lentamente pelo saguão e chegou a se deitar em um canto. Somente às 6h30, com a chegada do caseiro, a onça se assustou e fugiu. Segundo a gerente da instituição, Ellen Aquino, não havia mais ninguém no local naquele momento.
Cerca de 1 km adiante, o felino foi novamente visto tentando entrar em uma área de mata. Um vídeo feito por moradores mostra a tentativa da onça de voltar ao ambiente natural, e circula amplamente nas redes sociais.
Equipes do Instituto Água e Terra (IAT), do Corpo de Bombeiros e do BPMOA atuam em conjunto na operação de resgate da onça-parda, utilizando todos os recursos disponíveis para garantir a segurança do animal e da população.
A onça chegou a ser localizada por meio de sobrevoo do helicóptero Falcão 12 em uma área de mata na Rua Antônio Kucinski, próxima ao Parque Verde. No entanto, as equipes do IAT em terra não conseguiram se aproximar, e o animal acabou fugindo novamente.
As buscas continuam e as autoridades reforçam que não deve haver tentativa de aproximação por moradores, caso a onça volte a ser avistada. A recomendação é acionar imediatamente os órgãos responsáveis.