O HU (Hospital Universitário) de Londrina celebrou 54 anos de história nesta sexta-feira (1), com uma solenidade que reuniu autoridades, incluindo o prefeito Tiago Amaral e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Fundado em 1º de agosto de 1971, o HU é referência para cinco regionais de saúde e é considerado o principal hospital do Norte do Paraná.
A celebração foi marcada por uma boa notícia: a inauguração do novo serviço de ressonância magnética na unidade. O secretário de Saúde, Beto Preto, destacou que o novo equipamento é um “presente à altura dos 54 anos”. O HU de Londrina já tinha um contrato com uma clínica terceirizada para realizar os exames de ressonância, mas agora terá seu próprio equipamento para atender a demanda.
A diretora superintendente do hospital, Iara Secco, explicou que, inicialmente, o novo equipamento terá capacidade para realizar oito exames de ressonância por dia. A expectativa é que, nos próximos meses, esse número aumente para 25 exames diários, o que vai otimizar o atendimento de pacientes do SUS em Londrina e toda a região.