Os moradores preferem não gravar entrevista. Mas se dizem preocupados com a situação de vários imóveis que estão desocupados na região da Vila A. Em casa por exemplo, a rachadura do muro já é um dos indícios do comprometimento das estruturas. Outra preocupação também é em relação a ocupação desses imóveis por moradores de rua e usuários de drogas.
Essa não é uma situação de hoje. Muitas casas estão assim há anos. Essas casas foram construídas para abrigar trabalhadores da Itaipu Binacional desde a construção da usina. Anos depois os que permaneceram tiveram a oportunidade de compra do imóvel. Mas muitos já tinham voltando para suas cidades de origem. Algumas casas ficaram vazias, outras foram sendo apropriadas irregularmente, o que gerou embates judiciais. Agora, muitos desses imóveis estão indo a leilão.
Durante a atual gestão da Itaipu Binacional, 57 imóveis já foram arrematados. Agora, em fevereiro, mais 34 imóveis serão leiloados. Os lances iniciais vão de 262 mil e 400 reais, a 955 mil e 800 reais.
O leilão já tem edital publicado e data para acontecer. Será no dia 21 de fevereiro, a partir das duas horas da tarde. Acontecerá de forma on-line e presencial no Hotel Bella Italia, em Foz do Iguaçu.