Um alerta de tempestade com queda de granizo e ventos que podem chegar a 100 km/h foi emitido pelo Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (20), para todo o estado do Paraná. A chuva forte atingirá Londrina e região até a quinta-feira (21).
De acordo com o alerta, por causa da força do vento e da intensidade da chuva, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
O fenômeno meteorológico ocorre por causa da chegada de uma frente fria que passou pelo Paraguai e Argentina e avança sobre todas as regiões.
Municípios das regiões oeste e leste tiveram registros de chuva forte na madrugada desta quinta-feira (20). Os radares inclusive registraram uma quantidade expressiva de quedas de raios.
Conforme a previsão, a instabilidade vai aumentar em todo o Paraná na quinta-feira (21) por causa do sistema de baixa pressão sobre a região sul do Brasil. Nas regiões norte e noroeste o clima ficará mais quente.
Há previsão de tempestades até a manhã de sexta-feira (22), quando o sistema se afasta em direção a região sudeste, sendo substituído por uma massa de ar mais estável. Desta forma é bem provável que durante a tarde pouca chuva ocorra no Paraná, com o sol aparecendo. A partir do anoitecer as temperaturas apresentam um declínio mais significativo nas regiões mais ao sul.