Nesta terça-feira (25) nossa equipe de reportagem registrou uma queimada na Avenida dos Pioneiros, na zona leste de Londrina.
O corpo de bombeiros esteve no local e conseguiu controlar a situação, mas a proporção que as fumaças tomaram chamou atenção dos moradores. No momento em que foram registradas as imagens aéreas ventava muito no local, o que poderia levar o incêndio a uma residência.
Além disso, as queimadas podem trazer sérios problemas tanto na saúde da população, quanto no meio ambiente, principalmente durante o período de clima seco que vivemos atualmente no inverno.
Esses incêndios podem causar tosse, falta de ar, e até mesmo a irritação dos olhos, garganta ou pele. O perigo é ainda maior para quem tem problemas respiratórios, como asma e bronquite.
O meio ambiente também é brutalmente afetado pelas queimadas. O fogo destrói as vegetações dos biomas, pode matar os animais que vivem ali, e emitem gases poluentes através das fumaças, o que contribuiu para o aquecimento global e efeito estufa. As consequências são inúmeras, já que os gases desequilibram e aumentam a temperatura do planeta Terra, promovendo desequilíbrio do ciclo da água, com ausência de chuvas e aumento do nível dos oceanos, em decorrência do derretimento das calotas polares.
Quem presenciar uma queimada ou indicio de incêndio florestais, é importante que informe ao Copo de Bombeiros pelo telefone 193 para que a situação seja controlada.