Na tarde desta sexta-feira (4), o diretor geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, fez sua primeira visita formal a cidade de Londrina. Ele participou de uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR).
No encontro, o diretor apresentou aos 22 municípios que compõem a associação, políticas que tem como objetivo evitar a contaminação por resíduos do reservatório da Itaipu.
A Itaipu atendia 55 municípios lindeiros, um no Mato Grosso do Sul e os outros 53 do Oeste do Paraná. Depois de um estudo técnico, passou a atender as 399 cidades do estado e outras 35 do Mato Grosso do Sul. a alteração propiciou a ampliação das políticas socio ambientais e de investimentos.
“A Itaipu é como um Ministério. É preciso que a Prefeitura faça um cadastro no site da Itaipu, mande o projeto para o site, e a equipe técnica da Itaipu faz análise de aderência, pra ver se o projeto está adequado à empresa. Aí sim vão definir o valor que poderá receber (se é que pode) e o prazo para executar a outra”, explicou Verri.
O Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participou da reunião e considerou um avanço a descentralização dos investimentos da Itaipu. O município tem a intenção de apresentar à entidade o projeto de uma das etapas de revitalização do Parque Arthur Thomas. “Nós estamos fazendo os projetos internamente na prefeitura, então quando estiverem prontos, nós vamos apresentar para Itaipu, que já confirmou que será parceira da cidade de Londrina”, contou.