Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Jornalista londrinense lança livro sobre memória e criação textual

09 mai 2023 às 12:54
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Como nasce o texto? A pergunta que perturba até mesmo os poetas também impulsiona a pesquisa científica. Mas, para a Crítica Genética, a gênese não se restringe ao nascimento, e sim ao movimento de criação, que pode ser considerado infinito. No livro Memória Sensível e Movimento Criador na Escrita Dramatúrgica de Doc Comparato, a jornalista Livia de Oliveira demonstra etapas comuns aos processos de construção de formas estéticas e também as nuances de individualização do estilo, que marcam a singularidade de um autor ou de uma obra.


No prefácio, a prof. dra. Edina Panichi, titular da disciplina de Crítica Genética da Universidade Estadual de Londrina ressalta: “Livia de Oliveira oferece ao leitor a oportunidade de percorrer os caminhos trilhados pelo artista e perceber que uma obra é fruto de longas preocupações e um debruçar-se sobre o fazer artístico. A obra se expande através de páginas surgidas de anotações e pesquisas, transformando-se num espaço de liberdade e, ao mesmo tempo, de tensões e descobertas que necessitam de um projeto de significação para ser levada a cabo”.


A partir da análise de manuscritos do dramaturgo carioca e mestre dos roteiros, Doc Comparato, o leitor poderá testemunhar momentos de intimidade da escrita, observando rasuras, deslocamentos, acréscimos, revisões e rescritas. Anotações em cadernos, guardanapos e post its, além de objetos, recortes de jornais e fotografias compõem o acervo memorial dos textos dramatúrgicos selecionados. Desta forma, é possível identificar movimentos que são anteriores à redação do texto, práticas redacionais e também uma transposição entre gêneros textuais.


Foram escolhidos textos ainda não encenados de Comparato, evidenciando escolhas individuais do dramaturgo, suas memórias, critérios, temáticas, influências, ritmo de trabalho, preferências e movimentos repetitivos que compõem singularidades de sua escrita, que também podem ser reconhecidas como marcas de estilo. A autora entrega para o leitor índices de uma obra em movimento, buscando compreender a ação dinâmica e a forma como a gênese instaura suas significações.


Vanda Sousa, profa. dra. da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa recomenda que o leitor “simplesmente, deixar-se guiar”. Ela destaca que a autora vai “amparando o leitor, tecendo suaves justaposições entre o aparato conceptual e a trilogia em análise. Aos poucos e com uma suavidade invulgar num texto científico, é dado ao leitor começar a desvendar o “jogo de espelhos” que a Crítica Genética permite”.

Outras notícias

Prefeito de Cambé é hospitalizado após acidente de trânsito causado por mal-estar

Homem de 23 anos é assassinado a tiros na região norte de Foz do Iguaçu

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel


Além de um livro sobre construção textual, a obra também rende homenagem ao importante papel desempenhado por Doc Comparato na dramaturgia de países de língua luso-espanhola e na formação de novos roteiristas. Autor de um dos primeiros manuais sobre o tema no mundo ocidental, Comparato é reconhecido em toda a América Latina, Portugal e Espanha como um dos desbravadores da dramaturgia televisual, embora tenha se recusado a escrever novelas.

 

Memória Sensível e Movimento Criador na Escrita Dramatúrgica de Doc Comparato tem 264 páginas e foi editado pela Engenho das Letras. A contracapa traz uma declaração do próprio Doc Comparato, surpreendido pelo reconhecimento celebrado em vida. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano

Cidade
Imagem de destaque

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul

Cidade

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Cidade

Deputado Cobra Repórter defende carga horária digna para policiais e cobra projetos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.