Os índices do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) apontam que julho foi o melhor mês dos últimos 9 anos em volume de consumidores que saíram do cadastro de negativados, conseguindo pagar ou renegociar suas dívidas. Com um crescimento de 22% na comparação com julho de 2022, é o melhor resultado da série histórica iniciada em 2014.
No acumulado do ano, o contingente de consumidores que conseguiram deixar o cadastro da inadimplência está 4% maior do que no mesmo período do ano passado.
“Este percentual de elevação na quantidade de consumidores que conseguiram deixar o cadastro de negativados ainda não é reflexo do programa de negociações aberto pelo Governo Federal, que só terá início em setembro para o comércio varejista. Trata-se mais de uma recuperação de renda do consumidor do que resultado de campanhas voltadas a facilitar a negociação de débitos”, destaca Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.
O indicador do SPC/ACIL trabalha com dois índices: o dos consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os saintes, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome, recuperando o crédito.