O prefeito Tiago Amaral autorizou, na última segunda-feira (20), a convocação de 52 candidatos aprovados em concursos públicos realizados entre 2022 e 2024, para recompor o quadro funcional de 13 secretarias e órgãos municipais de Londrina. A lista completa dos futuros servidores foi publicada nos editais da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) nesta quinta-feira (23). O objetivo é reforçar os serviços essenciais à população, com vagas estratégicas em áreas como Saúde, Educação e licenciamento ambiental.
A área da Saúde foi uma das mais beneficiadas, com nove convocados para atuar no SAMU, Central de Regulação, UPA Centro e Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. A chegada de médicos plantonistas na Maternidade permitirá a implementação de um protocolo estruturado de analgesia durante o parto normal. A secretária de Saúde, Vivian Feijó, destacou que a medida é um “ato muito importante de fortalecimento da saúde na cidade”, visando qualificar o atendimento e apoiar a Maternidade, que já tem uma alta taxa de parto normal (acima de 60%).
Além da Saúde, as convocações contemplam a Gestão Pública (13 vagas), o Meio Ambiente (SEMA), a Agricultura (SMAA) e a Educação. O reforço na SEMA, com a chegada de Engenheiro Ambiental e Arquiteto Urbanista, foi comemorado pelo secretário Gilmar Domingues Pereira, que destacou o avanço no processo de descentralização do licenciamento ambiental em parceria com o IAT.
O cronograma da SMRH prevê a conclusão das perícias admissionais em novembro, com expectativa de que os 52 novos servidores comecem a atuar na Prefeitura de Londrina entre dezembro e janeiro.