Londrina intensifica neste mês as ações de conscientização e combate à Aids, marcando o Dezembro Vermelho, mês mundial de luta contra o vírus HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a COMUNIAIDS, promove uma série de atividades focadas em prevenção, diagnóstico e combate ao preconceito.
Destaques da Programação de Dezembro
A campanha concentra esforços para ampliar o acesso a informações e serviços de saúde, com destaque para as seguintes atividades no mês de dezembro:
V Simpósio de HIV e AIDS:
Data: 1º de dezembro.
Local: Anfiteatro do CLCH da UEL.
Tema: “O Avanço da ciência e o retrocesso do preconceito”.
Objetivo: Promover debates para profissionais e estudantes das áreas da saúde e ciências humanas.
Inscrição: Pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Extensão de Horário do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento):
Período: Entre os dias 2 e 5 de dezembro.
Serviço: Será disponibilizado agendamento on-line pelo Portal da Prefeitura para a realização de exames.
Durante o mês: Serão realizadas atividades em localidades vulneráveis e instituições de ensino, reafirmando o compromisso com a saúde pública e a eliminação do estigma.
O município oferece acesso facilitado a exames em todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no CTA, além de disponibilizar estratégias de prevenção como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição). A campanha busca consolidar a prevenção, o diagnóstico precoce e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com HIV.