A falta de vagas em cemitérios públicos de Londrina levou um vereador a cobrar da prefeitura o projeto de construção de um novo local na Estrada das Três Figueiras, na zona norte. A situação se agravou nos últimos meses, e, em agosto, uma família chegou a ter dificuldade para sepultar um familiar por falta de jazigos.
De acordo com dados da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), em junho e julho, o município registrou mais de 700 mortes por mês. Cerca de 45% dos óbitos são de pacientes de outras cidades que vêm a Londrina para tratamento médico e acabam morrendo no local. Um levantamento feito em maio mostrou que o Cemitério São Pedro tinha apenas três jazigos disponíveis para venda, e o Cemitério São Paulo, somente um.
Projeto antigo e desafios ambientais
O terreno na Estrada das Três Figueiras foi adquirido pela prefeitura em 2016 com o objetivo de construir um novo cemitério, mas o projeto nunca foi concluído. A implementação esbarra em questões ambientais, já que estudos de impacto ambiental são necessários para evitar a contaminação do solo. A demora na execução também gerou um novo desafio, com a instalação de empresas nas proximidades, o que pode interferir no plano inicial.
O vereador Régis Choucino protocolou um pedido de informação na prefeitura questionando o uso do terreno. O Executivo tem até 15 dias para responder à solicitação. Outros pedidos semelhantes já haviam sido feitos em maio e junho, reforçando a preocupação com a quantidade de jazigos disponíveis na cidade.