Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Londrina fecha 2023 com saldo positivo de quase sete mil vagas no Caged

30 jan 2024 às 17:55
Por: Assessoria de Imprensa

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de dezembro de 2023, foram divulgados na tarde desta terça-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado do ano, a cidade registrou 101.365 admissões e 94.637 desligamentos, o que resultou em uma evolução de 4,4% do mercado formal e um saldo de 6.728 vagas. Em dezembro, Londrina teve um saldo negativo de 1.710, com 6.422 admissões e 8.132 desligamentos.


Ao longo de 2023, o setor que mais cresceu foi o de serviços, seguido pela construção civil, com uma evolução de 6,98% e 6,53%, respectivamente, da força de trabalho formal. Quem mais empregou e teve o melhor saldo em números gerais foi a área de serviços, com 55.654 contratações e um saldo de 5.590. Todos os setores, com exceção da agropecuária, apresentaram crescimento no mercado de trabalho.


Com a divulgação dos dados do Caged, o prefeito Marcelo Belinati fez questão de agradecer a todos os atores da cidade que contribuíram para esse resultado. “Londrina tem se destacado tanto por conta da união que o setor produtivo, a sociedade civil organizada, a população e o poder público construíram. O ano de 2023 fechou com um saldo positivo de quase sete mil no balanço da empregabilidade, consolidando mais um ano de crescimento significativo de pessoas inseridas no mercado formal. A cidade tem tido um desempenho incrível e vencido prêmios em diferentes áreas, e isso só é possível quando todos caminham para o mesmo lado e constroem um cenário propício para o desenvolvimento”, afirmou.


O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, lembrou que as ações estruturantes da cidade e a gestão da pandemia permitiu que o ambiente da cidade fosse favorável para essa retomada. “A Prefeitura investiu demais em obras edificantes para a cidade, recuperou a credibilidade do poder público e fez uma gestão impecável do pior momento pelo qual o mundo passou nesse século, que foi a pandemia. Tudo isso propiciou que tivéssemos uma resposta rápida e uma alavancada robusta e consistente da economia e, quando a economia vai bem, todas as engrenagens da cidade giram e ela cresce”, pontuou.


Santos também explicou o saldo registrado em dezembro. “Historicamente, o mês de dezembro é um momento de desligamentos e o saldo do Caged vem negativo. Isso é um fato que se repete, ano após ano, também no estado e no país. É um mês de fim de ciclos e reestruturação. Projetos são encerrados e, muitas vezes, os próprios funcionários pedem o desligamento. Esse é um comportamento cultural da empregabilidade e, naturalmente, reflete em um dezembro de saldo negativo. O que de forma alguma apaga o brilho que a cidade teve com 11 meses de saldo positivo ao longo de 2023”, concluiu.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Suspeitos de mutilação em Taquaruna são localizados; crime teria motivação passional

Cidade
Imagem de destaque

Londrina se destaca como 19ª maior geradora de empregos formais do Brasil

Cidade

Família procura jovem de 25 anos desaparecido desde domingo em Londrina

Cidade

Em sete meses, nova concessionária promove melhorias em rodovias do Oeste e Sudoeste do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos é esfaqueada pelo ex-namorado de 16 anos em tentativa de feminicídio

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 42 | Planejamento Financeiro | Fernando Queiroz

Podcast Fala Advocacia | EP 3 | Qual o papel da Com. de Div. Sexual e de Gênero?

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.