Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Londrina inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em todas as UBSs

27 mai 2024 às 16:18
Por: Assessoria de Imprensa
Divulgação SMS

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa nesta segunda-feira (27) as atividades da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que se estende até o dia 14 de junho. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina vão disponibilizar a vacina para as crianças, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


As crianças menores de um ano podem atualizar a caderneta de vacinação com as doses preconizadas no Programa Nacional de Imunização, que prevê doses da vacina aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade. E, na campanha deste ano, o Ministério da Saúde propôs a aplicação de dose de reforço para crianças de 1 a 4 anos de idade, independente da situação vacinal atual da criança.


Londrina possui 31 mil crianças na faixa etária proposta para a campanha, e os pais e responsáveis podem se dirigir a qualquer UBS de Londrina para realizar a vacinação das crianças. Não há necessidade de agendamento, bastando comparecer munido de documentos pessoais e carteirinha de vacinação. Também não é necessário respeitar intervalo entre doses da vacina e dose de reforço, sendo que as crianças que tiverem o quadro vacinal da Poliomielite completo no primeiro ano de vida podem comparecer para a dose de reforço sem qualquer restrição.


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que a forma mais eficaz de prevenir a doença é através da vacinação, que hoje, em Londrina, tem uma cobertura muito abaixo da porcentagem ideal para manter a doença erradicada. “O grande nó dessa questão é que os pais e mães possam se conscientizar da importância da vacinação. Nós temos uma cobertura, nesse momento, de 75% de crianças de 1 a 4 anos vacinadas contra a paralisia infantil, o que é considerado uma cobertura baixa. Para que a gente não corra nenhum risco do retorno da doença, esse nível deveria estar superior a 95%. Então nosso grande desafio é conseguir conscientizar a população da importância da vacinação, porque, infelizmente, estamos correndo o risco do retorno de doenças tão graves pela baixa cobertura vacinal” enfatizou.


Mais conhecida como paralisia infantil, a Poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem, transmitido através do contato com fezes ou gotículas de secreção que saem da boca e nariz de pessoas doentes. É uma doença caracterizada por um quadro de paralisia flácida que acomete membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Chuvas provocam alagamentos na BR-277 e prefeitura anuncia projeto para enfrentar problema histórico

Cidade
Imagem de destaque

Paraguai e Estados Unidos firmam acordo de cooperação militar e geram debate na fronteira

Cidade

Prefeitura de Cascavel oficializa doação de terrenos ao Estado para regularizar colégios estaduais

Cidade

Projeto Sema nos bairros leva informação e serviços ao Periolo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.