Com 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abertas, Londrina iniciou a vacinação contra a gripe em novos grupos prioritários neste sábado (23), das 8h às 18h. Anteriormente, a vacinação era disponibilizada para idosos e crianças entre 6 meses e 5 anos.
De acordo com o anúncio da última sexta-feira (22), o novo grupo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, Forças Armadas, Forças de Segurança, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
Ao todo, foram liberadas oito mil doses para este multirão de sábado, aplicadas em integrantes dos grupos prioritários com agendamento prévio. Londrina recebeu 21 mil unidades do imunizante.
De acordo com Felippe Machado, secretário de saúde, o objetivo do mutirão é alcançar pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que não conseguem buscar uma UBS para se vacinar durante a semana.
A partir de segunda-feira (25), a vacinação contra a gripe estará disponível em todas as unidades de saúde, sem necessidade de agendamento prévio.