Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Prefeitura de Londrina lança programação diversificada do Mês da Mulher

01 mar 2023 às 17:31
Por: Portal Tarobá
Foto: Vivian Honorato

A Prefeitura de Londrina lançou, na manhã desta quarta-feira (1º), a programação municipal do Mês da Mulher, que visa ampliar, aperfeiçoar e fortalecer as políticas para as mulheres em Londrina. Organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), a iniciativa conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e diversas outras entidades. A agenda completa de atividades reúne mais de 50 ações (clique aqui para acessá-la).


A intenção é oportunizar espaços para a divulgação dos direitos da mulher e dos serviços ofertados pelo Município e por toda a rede de assistência e proteção. Para isso, durante todo o mês de março, serão realizadas diversas atividades em quatro áreas: Capacitação e Qualificação Profissional para Mulheres; Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; Atividades de Saúde, Bem-estar e Lazer; e Campanhas Solidárias para arrecadação de produtos de higiene, que serão destinados às mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Casa Abrigo Canto de Dália, e projetos acompanhados pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM).


Por meio das ações do Mês da Mulher, a Prefeitura espera fortalecer os três eixos centrais da rede de atendimento e proteção às mulheres, que são: autonomia, valorização e capacitação para o mundo do trabalho; prevenção e enfrentamento à violência; e a saúde e bem-estar da mulher.


O Mês da Mulher faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A data simboliza a luta pelos direitos das mulheres, empoderamento, valorização e busca por respeito e igualdade. É um momento para reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história.


A juíza Claudia Andrea Bertolla Alves, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, relatou, durante o evento, a sua satisfação em atuar como juíza em uma comarca tão atuante como Londrina na área de políticas para as mulheres. “Esse alinhamento de ações que estamos desenvolvendo é fundamental para que possamos dar a verdadeira guarida aos direitos das mulheres, principalmente àquelas que sofrem violência doméstica e familiar”, expôs.

Outras notícias

Jardineiros reclamam de atraso na instalação de ecoponto na zona sul de Londrina

Jovem de 21 anos fica ferido ao cair de moto na zona sul de Londrina

Caminhão carregado com 38 toneladas de farinha tomba no Trevo Cataratas; pista é liberada


Durante o evento, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina, Sueli Galhardi, lembrou que, neste ano, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres completa 30 anos de atuação e o Conselho 25 anos.


Programação – Dentro da programação do Mês da Mulher, haverá um Futshow – jogo solidário para arrecadação de produtos de higiene e roupas para as usuárias do CAM e Casa Abrigo Canto de Dália. A ação é organizada pelo 5º. Batalhão da Polícia Militar (PM) de Londrina e será realizada no dia 8 de março, das 9h30 às 12h, na sede do 5º BPM (Rod. Celso Garcia Cid, 1.313).


No mesmo dia, 8 de março, às 14h, será promovido o evento “Mulher: autoestima, saúde e autonomia”, por meio de uma parceria entre a SMPM e o Senac Norte. Na programação do evento, constam as seguintes atividades: Workshop Colorimetria e Imagem Pessoal; Oficinas de Beleza: maquiagem, depilação e cuidados com a pele; e Oficinas de Gastronomia: bolo de pote. A iniciativa será conduzida na sede do Senac Norte (Rua Cegonha, 100, Conjunto Violin).


No dia 15 de março, às 19h, será realizada uma capacitação para síndicas e administradoras de condomínios, promovida pelo Secovi. A atividade consistirá em uma roda de conversa sobre a Lei Municipal 13.439, de 6 de julho de 2022, que obriga os condomínios residenciais e comerciais do município de Londrina a comunicar os órgãos de segurança pública quando houver, em seu interior, a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou pessoas idosas. A ação será na sede do Secovi, na Rua Rolândia, 295, Aurora.


Outro destaque da programação é a Semana do Empreendedorismo Feminino, que prevê uma semana de oficinas e consultorias individualizadas para mulheres empreendedoras. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Sebrae e iniciará no dia 27 de março, das 14h às 18h, no COM (R. Valparaíso, 189, Guanabara). A iniciativa é voltada para mulheres acima de 18 anos e as inscrições devem ser feitas pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056.


Dentro do Programa de Qualificação profissional, há dois cursos voltados para as mulheres em destaque. Um deles é o Curso de Reboco, atividade integrante do Programa Você Construtor, para capacitação de profissionais na área da construção civil. A capacitação é uma realização da SMPM em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e acontecerá de 15 a 17 de março, das 8h às 17h, na sede do Senai Londrina (Rua Belém, 844).


O outro curso é o de Mecânica Automotiva para Mulheres – Faça Você Mesma, realizado pela SMPM e o Senai. O curso será realizado de 27 de março a 13 de abril, das 19h às 23h, na sede do Senai (Rua Belém, 844). Ao todo, serão 40 horas/aula. Os dois cursos são voltados para mulheres acima de 18 anos e as inscrições devem ser feitas pelo número de WhatsApp do COM (43) 99945-0056.


A psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, ressaltou que estas capacitações são muito importantes, visto que as áreas de mecânica e de construção civil são predominantemente masculinas representando, assim, uma oportunidade para inserir as mulheres nestes setores.


O evento de lançamento realizado nesta manhã contou com uma apresentação do Coro Cênico, cujas integrantes são atendidas pela SMPM. Este projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, e desde o ano passado realiza oficinas que propiciam práticas artísticas e criativas através da música no Centro de Oficinas para Mulheres.


Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Professora Sônia Gimenez, Professora Flávia Cabral e Mestre Madureira; o tenente Marcos, representando o tenente-coronel Vila, comandante do 5º BPM; a conselheira estadual dos Direitos das Mulheres, Rosalina Batista; além de representantes de diversas instituições e entidades parceiras do Mês da Mulher, e o secretariado municipal.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel inicia atividades de 2026

Cidade
Imagem de destaque

Morre Sheik Ahmad Mahairi, líder islâmico e cidadão honorário de Londrina

Cidade

Prefeitura realiza maior Promoção Vertical da história aos servidores de Cascavel

Cidade

Sema promove trilha de férias gratuita para crianças no Parque Arthur Thomas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Apucarana confirma grandes shows para o aniversário de 82 anos da cidade

Cidade
Londrina e região

Radares em Rolândia registram mais de 105 mil excessos de velocidade no primeiro mês

Brasil e mundo
Brasil

Namorado de delegada, membro do PCC foi a evento de posse: 'Parece deboche'

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.