Começa na próxima terça-feira (1°) mais uma edição da campanha Agosto Dourado, que abre com a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai oferecer palestras, oficinas e outras ações para capacitar médicos, enfermeiros, assistentes sociais, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e demais profissionais e estudantes da área.
Esse ano, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) divulgou que as atividades, promovidas em diversos países, se pautam no tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. Dessa forma, em Londrina a programação vai abordar as dificuldades que a mãe trabalhadora enfrenta em relação à amamentação, já que o aleitamento materno é preconizado como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança.
A abertura da Semana de Aleitamento Materno será na terça-feira (1°), às 8h, no auditório da Unicesumar. As inscrições para o público-alvo podem ser feitas na plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, neste link. As ações são promovidas em parceria com o Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA).
Esse será o assunto da palestra que abrirá o evento, às 8h30. Em seguida, a programação terá uma mesa de discussão sobre “Desafios da amamentação para a mulher”, seguida de nova palestra a respeito da “Paternidade Responsável”.
A campanha Agosto Dourado, que vai prosseguir pelas próximas semanas, alude ao fato de que o leite materno é classificado como alimento padrão-ouro pela sua altíssima qualidade e fonte de nutrientes para os bebês, principalmente nos primeiros meses de vida.
O segundo dia trará, também no auditório da Unicesumar, a atuação da Atenção Primária em Saúde (APS) dentro do contexto do aleitamento materno. Assim, na quarta-feira (2), às 8h, inicia palestra sobre “O papel da APS no acolhimento às puérperas” e, logo após, uma apresentação a respeito do “Fortalecimento de Vínculo e Aleitamento Materno”. No mesmo dia, outra palestra vai destacar a importância do Banco de Leite. A programação encerra com uma exposição sobre mitos e verdades em relação ao aleitamento materno.
Na quinta-feira (3), a agenda da Semana de Aleitamento Materno vai debater uma visão mais abrangente para a amamentação. Dessa forma, as duas primeiras palestras do dia abordam “O Olhar Sistêmico do Aleitamento Materno”, seguida de “A Intersetorialidade e o Aleitamento Materno”. Haverá ainda uma mesa de discussão, discutindo “A Multidisciplinariedade e o Aleitamento Materno”, e encerrando as atividades a apresentação de uma experiência bem-sucedida.
Ainda na quinta (3) e sexta-feira (4), serão promovidas oficinas de manejo de aleitamento materno. Podem se inscrever auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como técnicos em saúde bucal. Os participantes terão direito a um certificado, emitido pela Escola de Governo PML, mediante inscrição feita aqui.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.