Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Londrina registra maior nota no Ideb da história da cidade

Município alcançou 6,9 pontos, referentes aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), maior que a média do Estado, de 6,7
15 ago 2024 às 13:14
Por: Assessoria de Imprensa
- TV Tarobá

A cidade de Londrina registrou a maior nota da história (6,9) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, principal indicador da qualidade da educação no país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. 


A nota de 6,9 que Londrina atingiu é referente aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), sendo maior que a média do Estado, de 6.7. A gestão dos anos iniciais do ensino fundamental do Estado é feita pelos municípios. Além disso, nessa edição do Ideb, Londrina contabilizou cinco escolas com nota cima de 8 pontos, sendo a maior com 8,8. 


O índice demonstra se a educação no país está avançando, pois dá uma ideia geral do desempenho das escolas, municípios, estado e país nesta área. Com isso, pode nortear a tomada de decisões na educação básica e alertar os gestores educacionais e a sociedade. 


O Ideb é divulgado a cada dois anos e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas foram aplicadas nos meses de outubro e novembro do ano passado. Em Londrina, 5.273 alunos de 5° ano, público-alvo das provas do Ideb, fizeram a avaliação.

Outras notícias

Enteado desfere vários golpes em padrasto durante briga com facão e enxada

Setembro Lilás: médica alerta para sintomas do Alzheimer e como lidar com a doença

Homem é executado a tiros no Jardim Vale dos Tucanos; suspeito não foi localizado


A nota do Ideb pode variar de 0 a 10 pontos. Quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb, que também considera o fluxo escolar. Em 2021, foram estabelecidas as metas para todo o país. Para Londrina, a meta estabelecida foi de 6.7, ou seja, a cidade bateu a meta e alcançou dois pontos a mais. 


O Ideb foi criado pelo MEC em 2007. Naquele ano, a cidade de Londrina registrou, nos anos iniciais do ensino fundamental, a nota 4,9. Depois, subiu para 5,7, em 2009, caiu para 5,4 em 2011, e voltou a subir em 2013, para 6,4. Em 2015, teve nota 6,5, e em 2017 e 2019 tirou 6,8. Em 2021, pós-pandemia, caiu para 6,4, e no último índice, de 2023, atingiu a maior nota, de 6.9. 


Segundo a secretária municipal de Educação de Londrina (SME), Mariângela Bianchini, especialmente após a pandemia, o Município trabalhou arduamente para a obter a recomposição de aprendizagem, com acompanhamento e monitoramento das unidades escolares. “Fizemos um trabalho mais de perto com as unidades que demonstraram maior fragilidade nos seus indicadores. Houve investimento no atendimento a alunos com maiores dificuldades por meio da expansão da jornada. Além disso, investimos na formação continuada com a equipe da SME e em formação externa, com empresa especializada nas áreas de português e matemática.  Também aderimos a todos os programas e avaliações estaduais e federais”, informou. 


A nota do Brasil, referente aos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), foi de 6 pontos. Com isso, o país atingiu a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021).

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Julgamento dos oito acusados pela morte de policial entra na fase de depoimentos

Cidade
Imagem de destaque

Vestibular 2025 da UEL mantém média e registra 16.338 inscritos, segundo a Cops

Cidade

Polícia Civil busca identificar motorista que atropelou ciclista na PR-323

Cidade

Mais de 2,4 mil novas isenções de IPTU foram concedidas a famílias em Cascavel em 2024

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente morre após ser atingido por carro com drogas em perseguição

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta tem candidatura à prefeitura de Ibiporã impugnada pela Justiça Eleitoral

Cidade
Londrina e região

Câmeras de segurança mostram vítima de estupro em Cambé sendo amparada

Cidade
Londrina e região

Corpo de adolescente que morreu após ser atingido por um carro é velado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Imagens flagram policial retirando peças de carro na Delegacia de Rolândia

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.