As chuvas registradas ao longo de outubro superaram a média histórica do mês em Londrina. Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a cidade acumulou 226,6 mm de chuva, acima da média de 170 mm para o período. O volume contribuiu para alagamentos em áreas de risco, especialmente em regiões rurais e distritos com drenagem limitada.
Além das precipitações, as temperaturas médias ficaram abaixo da média histórica, refletindo um outubro mais frio do que o usual. No dia 20 de outubro, a cidade registrou temperatura mínima de 11,3°C nesta, sendo o dia mais frio de outubro dos últimos oito anos.
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica que a combinação de sistemas frontais e massas de ar frio vindas do Sul do país favoreceu tanto o aumento de chuva quanto a diminuição das temperaturas. "Isso culminou na diminuição dos dias quentes, que são mais característicos dessa época do ano. Esse reflexo foi sentido no dia a dia, e os números comprovam”, afirmou.