Moradores de Londrina começaram a alegar problemas de saúde que podem ter sido causados após o consumo da água da Sanepar, que apresentavam mau cheiro e gosto ruim desde a semana passada.
Mesmo com a nota enviada pela companhia na última semana, que a água poderia ser consumida sem problemas, algumas pessoas afirmam mal-estar supostamente relacionados com a água.
A repercussão da notícia sobre o mal-estar chegou ao secretário de saúde de Londrina, Felippe Machado, que solicitou o levantamento da quantidade de atendimentos no final de semana nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para verificar a relação com a situação da distribuição da água.
Já o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou que a atual situação é inadmissível e que uma fiscalização será realizada, multando a empresa em futuros problemas relacionados com a Sanepar.
Em uma nova nota enviada pela empresa, foi informado que novas amostras da água tratada do Rio Tibagi, não apresentam cheiro ou gosto, mas que a percepção desta alteração pode continuar por conta da água em reservatório do sistema de tratamento e nas próprias residências.
Ainda de acordo com a companhia, as ações operacionais realizadas na última semana, com um aumento no número de equipamentos para a aplicação de produtos no processo de tratamento, amenizaram a situação da rede de distribuição.
A Sanepar garante que a água pode ser consumida sem riscos à saúde. Segundo a empresa, as amostras coletadas nos diferentes processos de tratamento, estariam dentro das exigências do ministério da saúde.