Cascavel vem enfrentando problemas recorrentes na iluminação pública em diversas ruas da cidade, devido à falta de lâmpadas disponíveis para os postes. A escassez no estoque municipal já é um problema que persiste há alguns anos.
Uma licitação já foi realizada e uma empresa foi contratada para fornecer os materiais. No entanto, o município precisou solicitar a entrega de um novo lote de lâmpadas de LED, já que o estoque atual está novamente zerado.
O secretário de Obras Públicas, Severino Folador, confirmou a falta de lâmpadas e informou que, a partir desta sexta-feira (29), será iniciado o planilhamento junto à empresa já licitada, para garantir a entrega das novas unidades. Ele destacou ainda que, enquanto isso, segue sendo feita a manutenção das lâmpadas convencionais (não LED), que ainda representam cerca de 30% da iluminação pública de Cascavel.
Uma nova licitação, no valor de R$ 10,9 milhões, está marcada para o dia 9 de setembro. O objetivo é adquirir novos materiais e lâmpadas de LED, permitindo que o município mantenha um estoque próprio e regularize o fornecimento, evitando a repetição do problema.
Severino Folador ressaltou que é preciso antever as demandas da cidade, e garantiu que, a partir do ano que vem, os 46 mil postes de iluminação de Cascavel terão estoque de reposição, permitindo a substituição imediata em caso de queima.
O secretário reconheceu as reclamações da população e afirmou que o cidadão tem toda razão ao cobrar melhorias, mas reforçou que a situação deve melhorar em breve, com os novos investimentos e contratos em andamento.