Um macaco-prego fêmea foi resgatado pelo IAT (Instituto Água e Terra) e reabilitado pelo Hospital Veterinário da Unifil em Londrina. O animal sofreu choque na rede elétrica da área urbana de Campo Mourão e precisou ter uma pata amputada em decorrência das complicações do acidente.
"A sequela dificulta o retorno à vida livre, é um animal de aproximadamente um ano que perdeu habilidades de proteção e alimentação. Estamos cuidando da reabilitação e avaliando se haverá necessidade de outros procedimentos. Assim que houver evolução das condições de saúde a macaquinha será levada pelo IAT para local credenciado", relata a professora Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário.
Além do macaco, dois gatos-do-mato também foram reabilitados pelo hospital. Os animais foram encaminhados ao ZOO Mais, Região Metropolitana de Curitina, para criação em amniente adequado. Os filhotes, um macho que tece a pata amputada em um acidente com uma lâmina colheitadeira e uma fêmea que apresentava dificuldades para se alimentar, não tiveram contato com as mães e perderam o contato com a natureza, por isso, permanecerão em cativeiro.
Veja imagens