Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Maio Furta-Cor alerta sobre a saúde mental materna em Londrina

04 mai 2023 às 07:15
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik

Durante todo o mês de maio, o município de Londrina terá diversas ações da campanha comunitária Maio Furta-Cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Isso porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. A cada cinco mulheres, uma tem, pelo menos, um episódio de transtorno mental – como depressão e ansiedade – na gravidez ou até um ano depois do nascimento do bebê.


Em Londrina, o Maio Furta-Cor foi instituído por meio da Lei Municipal nº 13.464/2022, que aponta que o mês de maio deve ser dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. A lei, de autoria das vereadoras Flávia Cabral, Lenir de Assis e Daniele Ziober, foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em janeiro deste ano. Com isso, o mês Maio Furta-Cor passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Londrina.


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que é fundamental que as mães contem com uma rede de apoio e orientação, já que muitas delas apresentam sintomas de depressão após o nascimento do bebê. “O Maio Furta-Cor possibilita que mais pessoas tenham acesso a estas informações, por meio das diversas ações realizadas”, disse.


A primeira atividade da campanha será a roda de conversa com o tema “Saúde Mental Materna Importa – A importância do aprofundamento do olhar para a saúde mental da mulher mãe”. Será nesta sexta-feira (5), às 19h, no Salão Social do Sesc Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264). A participação é gratuita (com certificação) e a facilitadora será a médica psiquiatra e idealizadora do Maio Furta-Cor, Patrícia Piper. Para participar é necessário se inscrever aqui. Solicita-se que os participantes levem alimentos ou itens de higiene e limpeza que serão destinados para o Programa Mesa Brasil.


Outro destaque da programação será a mesa redonda com o tema “Reflexão sobre os diferentes tipos de maternidades e a importância da saúde mental materna”, que acontecerá terça-feira (9), às 19h, no Centro de Eventos do Shopping Aurora (4º piso). A atividade contará com a participação de sete mães. A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed Londrina.

Outras notícias

Prefeito de Cambé é hospitalizado após acidente de trânsito causado por mal-estar

Homem de 23 anos é assassinado a tiros na região norte de Foz do Iguaçu

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel


No dia 12, às 19h, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52), haverá outra roda de conversa, com tema “Adolescer, o que fazer?”. O encontro oferece a oportunidade de conversar sobre como os pais se sentem na fase da adolescência de seus filhos, pois muito se fala de quando o bebê chega, mas pouco se aborda quando ele cresce. Serão debatidas perguntas como: Meus filhos estão crescendo, o que muda em casa, como dialogar com eles, como orientar?


As facilitadoras serão Fernanda Alberici, psicóloga; Flávia Cabral, professora e vereadora; Marília Bittencourt, enfermeira obstetra; e Marjorie Ostrowski, produtora de conteúdo do Portal Bonde. O encontro contará, também, com a participação de quatro mães de adolescentes, as quais falarão sobre suas vivências diárias nessa fase de criação dos filhos. A atividade é gratuita e aberta ao público. O Sesc solicita que os participantes levem agasalhos para doação.


Sobre a campanha – O Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos. Existe desde 2020 e em três anos já aprovou mais de 30 leis sobre o tema, sendo três delas estaduais (PR, SE e DF). As mais de 250 representantes da campanha estão presentes em quatro continentes (América, África, Ásia e Europa) e em mais de 12 países.


Pessoas, instituições e empresas podem participar e apoiar a campanha, promovendo palestras, rodas de conversa, caminhadas, viabilizando ações materialmente e financeiramente, compartilhando conteúdos sobre saúde mental materna baseados em evidências científicas, engajando-se em ações gratuitas, dentre outras formas. Informações em www.maiofurtacor.com.br @maiofurtacor e [email protected].




Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano

Cidade
Imagem de destaque

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul

Cidade

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Cidade

Deputado Cobra Repórter defende carga horária digna para policiais e cobra projetos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.