Os dois dias de evento em comemoração ao Dia do Trabalhador movimentaram a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) na última semana. Na quinta (2), a SMTER fez um feirão de empregos e sexta-feira (3) foi o dia do mutirão de Seguro Desemprego. No total, 302 pessoas foram atendidas nos dois dias.
Quinta-feira (2), 164 trabalhadores passaram pela intermediação de mão de obra e saíram com seus encaminhamentos para a entrevista de emprego. Alguns deles já fizeram a primeira etapa do processo seletivo no evento, que contou com a participação de quatro empresas da cidade e seus profissionais de Recursos Humanos aplicando as dinâmicas de seleção.
Na sexta (3), 138 pessoas tiveram sua habilitação no seguro desemprego efetivada. Foram trabalhadores que levaram a documentação necessária e foram atendidos pela equipe de Secretaria e, em 30 dias, receberão a primeira parcela do seu seguro. Outras dezenas de trabalhadores passaram pela Secretaria, mas não levaram a documentação ou não tinham atingido os sete dias corridos de prazo mínimo para dar entrada. Eles receberam todas as orientações e voltarão para serem atendidos.
Além dos 302 atendimentos efetivamente registrados com os serviços de intermediação e seguro, muitas pessoas passaram no evento e receberam orientações sobre a carteira de trabalho digital, cursos de qualificação e linhas de crédito da Fomento Paraná. A programação também contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que levou seus professores dos cursos de cabeleireiro e esmaltaria para atender os trabalhadores.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, comemorou o sucesso do evento. “Nunca deixamos essa data passar em branco. Fizemos questão de estender nosso horário e atender a todos que puderam vir com qualidade. Foram mais de 600 vagas disponibilizadas para o feirão de empregos e quase 150 londrinenses que deram entrada no seu seguro e vão ter meses mais tranquilos para buscar a recolocação. Ficamos muitos satisfeitos com esses dois dias de atendimento”, afirmou Santos.