A Marinha de Foz do Iguaçu e Guaíra apresentam os resultados das fiscalizações do primeiro trimestre desse ano… E os dados são positivos!
A fiscalização acontece ao longo dos rio Paraná, Iguaçu e lago de Itaipu, desde Foz até Guaira. O objeto é garantir a segurança das embarcações.
Das cerca de três mil embarcações fiscalizadas durante a operação verão, apenas oito foram apreendidas por irregularidades.
As irregularidades mais comuns verificadas no período foram a falta de inscrição das embarcações, falta de materiais para salvamentos, documentos vencidos e lotação excedente nas embarcações.
O trabalho específico de fiscalização das embarcações é feito pela marinha. Mas o trabalho de fiscalização geral acontece em parceria com outros órgãos, como por exemplo a Polícia Federal e a Receita Federal.
Ao serem encontrados produtos de contrabando ou descaminho, a ação é conjunta entre as forças de segurança. A operação verão, da Marinha, aconteceu simultaneamente a operação Iguaçu, que continua ocorrendo, com foco maior na fiscalização de fronteira.