O aluno de um colégio militar de Londrina foi selecionado para a Olimpíada Internacional de Matemática. As provas serão em Nova York, nos Estados Unidos, no mês de julho. Para custear as despesas, a família do menino está realizando uma vaquinha em busca de reunir R$ 18 mil.
Lorenzo Coneglian, de 13 anos, tem um QI de 146 e superdotação, além de fazer parte de uma das mais antigas sociedades de QI do mundo, a Mensa Internacional. A mãe do estudante conta que desde pequeno, Lorenzo se destacava entre os demais. “Ele sempre foi diferenciado. Com um ano ele já sabia as letras. Já monstava quebra-cabeças de 100 peças”, disse Paula Coneglian.
A casa da família é cheia de livros e jogos. Todos estimulam o conhecimento do garoto, que inclusive se destaca em provas e olimpíadas desde pequeno. Prova disso são as 35 medalhas e 50 premiações conquistadas por Lorenzo.
E recentemente, a família teve mais uma surpresa. Lorenzo foi classificado para concorrer na Olimpíada Copernicus em Nova York, nos Estados Unidos, que seleciona os melhores e mais inteligentes alunos do mundo, em diversas áreas do conhecimento. “Essa que eu vou participara é só de matemática. Mas a Copernicus tem outras cinco olimpíadas também”, explicou.
Para a mãe orgulhosa, essa conquista trará muitos frutos para o Lorenzo, tanto pessoal como profissional. Mas para tornar isso possível, a família está fazendo uma arrecadação para conseguir custear os gastos da viagem que será em julho deste ano. Quem puder ajudar com qualquer valor, o pix da Paula é o telefone dela (43) 99936-3261.