A Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam cigarros eletrônicos e mercadorias contrabandeadas avaliadas em R$ 230 mil em Jandaia do Sul, região norte do Paraná, nesta segunda-feira (23).
De acordo com informações, as equipes receberam uma denúncia anônima sobre um grupo que atuava na região; durante a operação, os policiais monitoraram as estradas do município e abordaram o primeiro veículo, que continha pouca mercadoria. Os agentes desconfiaram da situação e concluíram que o veículo era apenas um "batedor". Com a intensificação da vigilância, logo foi localizado um outro veículo da mesma marca em atitude suspeita, e uma vez abordado, verificou-se que transportava grande quantidade de mercadoria estrangeira, principalmente cigarros eletrônicos, celulares e tablets.
Os dois motoristas foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Londrina, onde foram presos pelo crime de contrabando. Um homem que estava em um dos carros empreendeu fuga e não foi localizado. Os veículos e as mercadorias estão avaliados em R$ 230 mil e serão objetos de perdimento em favor da União, em processo conduzido pela Receita Federal. Os órgãos envolvidos realizarão investigação para a identificação de outros participantes de eventual organização criminosa atuante nesta região.
A Receita Federal e a Polícia Federal têm intensificado as operações conjuntas na região de Londrina. Essas operações tem resultado no aumento da apreensão de drogas, produtos contrabandeados cigarros eletrônicos. É compromisso das instituições o combate a sonegação fiscal, a concorrência desleal e a entrada de produtos que comprometem a saúde pública.