Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Milhares de visitantes passarão nos cemitérios no fim de semana do Dia das Mães

10 mai 2024 às 19:15
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Emerson Dias / N.Com

Uma das datas do ano que mais leva pessoas aos cemitérios de Londrina, o Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), terá milhares de visitantes circulando pelas 13 unidades municipais localizadas nas áreas urbana e rural. Tradicionalmente, em média, entre 40 e 50 mil pessoas passam por esses espaços públicos no dia comemorativo, prestando homenagens aos seus entes queridos.


A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), que faz a manutenção permanente em cada um dos cemitérios do município ao longo de todo o ano, executou alguns trabalhos ampliados nas últimas semanas. Essas ações foram realizadas devido ao aumento significativo no número de visitantes para este fim de semana.


Devido ao fato de muitas famílias realizarem nesse período limpezas, reparos e reformas autônomas em jazigos, aumentando a geração de resíduos, lixos e materiais, a Acesf faz o chamado ‘pente fino’ para deixar os locais adequados e preparados para o grande fluxo.


Todos os cemitérios passaram por uma intensificação na limpeza, roçagem, capina, dedetização, pinturas, reparos e manutenções pontuais. Houve a limpeza geral dos espaços, lavagem das áreas de circulação interna, entrada e entorno, varrição, remoção de resíduos, lixo e materiais como galhos e folhas, entre outras ações. Alguns poucos serviços pontuais ainda estão sendo finalizados pelas equipes da Acesf.


As famílias que ainda desejam fazer manutenção, limpeza e reformas de jazigos podem realizar os trabalhos até, no máximo, sábado (11), devendo respeitar os horários de atendimento dos cemitérios e cumprindo as regras da Acesf. Assim, é necessário já ter obtido autorização do órgão até hoje (10), quando se trata de obras de ampliação, reforma, revestimento ou construção.

Outras notícias

Atual e futuro prefeito de Apucarana realizam primeira reunião de transição de governo

Carro invade contramão e bate em outro veículo ocupado por casal e duas crianças

Vento de quase 80 km/h durante temporal assusta moradores em Apucarana


Os 13 cemitérios de Londrina – cinco na área urbana e oito na rural – são o São Pedro e João XXIII, ambos na região central; Padre Anchieta e São Paulo (leste); Jardim da Saudade (norte); e os distritais de Heimtal, Irerê, Paiquerê, Warta, São Luiz, Maravilha, Guaravera e Lerroville.


No Dia das Mães, 12 de maio, cerca de 30 servidores trabalharão nos cemitérios para orientar o público presente, entre servidores próprios dos cemitérios e alguns servidores do setor administrativo da Acesf. Neste domingo, eles prestarão auxílio nas áreas de entrada de todos os cemitérios municipais com tambores para o descarte de embalagens plásticas e outras, advindas de produtos como vasos de flores e velas. A entrada de flores artificiais é proibida pelo órgão. Os funcionários também orientarão sobre a localização de jazigos.


O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, destacou que os cuidados com os cemitérios municipais são feitos regularmente pelo órgão, mantendo os espaços sempre limpos e adequados, com uma atenção especial em datas de maior movimento como o Dia de Finados e o Dia das Mães, entre outras. “Os trabalhadores da Acesf sempre estão na ativa, cuidando desses espaços públicos da melhor forma. Nós reforçamos os serviços, claro, devido ao natural e grande crescimento de público nesses dias de feriados ou datas de celebração. É um zelo a mais que temos para deixar os locais mais bonitos e tranquilos para tantos visitantes. Nossos funcionários estarão presentes e oferecendo o suporte necessário no domingo. Todos poderão prestar suas homenagens com conforto, segurança e tranquilidade”, afirmou.


O diretor técnico da Acesf, Ademir Gervásio, reforçou ao público que visitará os cemitérios a importância de utilizar corretamente os vasos e outros itens, retirando as embalagens plásticas e depositando-as nos locais indicados. “Sempre frisamos isso, para que as pessoas não levem flores artificiais, que não são permitidas, e cuidem da limpeza dos túmulos visitados. Isso colabora muito com a limpeza dos locais e evita a produção de materiais e criadouros do mosquito da dengue, por exemplo. A expectativa é que tenhamos ambientes tranquilos para todos fazerem suas visitas e prestar as homenagens sem transtornos”, comentou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Casas-lares são abrigos de cerca de 100 crianças e adolescentes em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Moradores reclamam de demora em obras de galerias pluviais no Jardim Acapulco

Cidade

Silo é destruído por fortes ventos em empresa às margens da BR-277, em Cascavel

Cidade

Rapaz é visto correndo com faca, cai e se machuca na BR-369 em Apucarana

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.