Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Ministério da Saúde apura morte de morador de Apucarana por oropouche em abril

O homem era representante comercial autônomo e viajava com frequência para o estado de Santa Catarina
30 ago 2024 às 19:53
Por: TNOnline
- Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde investiga uma morte suspeita por febre do oropouche ocorrida em Apucarana, no Norte do Paraná. Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio, embora o óbito tenha sido notificado em solo paranaense, trabalha-se com a hipótese de que o local provável da infecção seja o estado de Santa Catarina. Caso confirmado o caso, a morte do apucaranense seria a primeira do mundo relatada pela ciência.


O paciente, de 57 anos, morreu em 15 de abril. O diagnóstico foi confirmado pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), após “teste sentinela” junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que é periodicamente utilizado em amostragens de sangue de pacientes.


No fim de julho, o Ministério da Saúde confirmou duas mortes pela doença no interior da Bahia. Até então, não havia relato na literatura científica mundial sobre óbitos por oropouche, transmitida pela picada do mosquito-pólvora (ou mosquito maruim). As duas vítimas eram mulheres, tinham menos de 30 anos e não registravam comorbidades. Ambas apresentaram sinais e sintomas semelhantes ao quadro de dengue grave.


“Tivemos, a partir de 2023, uma novidade: a expansão da circulação do vírus oropouche para outras áreas do Brasil além da região amazônica, onde, tradicionalmente, desde a década de 1960, a doença era restrita”, destacou o secretário adjunto nesta quinta-feira (29), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília.


O apucaranense era representante comercial autônomo e viajava com frequência para o estado de Santa Catarina.

Outras notícias

Vestibular 2025 da UEL mantém média e registra 16.338 inscritos, segundo a Cops

Polícia Civil busca identificar motorista que atropelou ciclista na PR-323

Mais de 2,4 mil novas isenções de IPTU foram concedidas a famílias em Cascavel em 2024


Os sintomas da febre oropouche são semelhantes aos da dengue, incluindo dor de cabeça intensa, dor muscular e náusea. Nove municípios do Paraná registraram casos da febre oropouche: Curitiba, Lupionópolis, São José dos Pinhais, Cascavel, Apucarana, União da Vitória, Altônia e Adrianópolis. Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, as infecções provavelmente ocorreram em Santa Catarina, Acre, Rondônia e Amazonas.


Diagnóstico laboratorial


“A partir de observações iniciais em 2023, foram produzidos insumos para o diagnóstico laboratorial, distribuídos em larga escala para os estados brasileiros, para laboratórios centrais de saúde pública. A partir do insumo disponível, que nós não tínhamos nessa escala até 2023, começamos a observar uma realidade um pouco preocupante em relação ao oropouche,” explicou.


Rivaldo lembrou, a seguir, que, apesar de se tratar de uma arbovirose, a febre do oropouche é transmitida sumariamente pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Por causa da predileção do mosquito por materiais orgânicos, a recomendação é manter quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico.


O Amazonas lidera o ranking de casos de oropouche no Brasil, com 3.230 infecções. Em seguida, estão Rondônia (1.710), Bahia (886), Espírito Santo (444) e Roraima (261). Já os estados com menos registros são Paraíba e Mato Grosso do Sul, ambos com um caso. Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Goiás e Distrito Federal ainda não contabilizam casos.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carro atinge mureta e deixa um ferido na PR-180, em Rio do Salto

Cidade
Imagem de destaque

Novo Projeto V.E.N.I da Tangisa oferece economia imediata na conta de luz sem nenhum custo inicial

Cidade

Sanepar promove duas oficinas de produção sabão com óleo de cozinha em Londrina

Cidade

Corpo de adolescente que morreu após ser atingido por um carro é velado em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente morre após ser atingido por carro com drogas em perseguição

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta tem candidatura à prefeitura de Ibiporã impugnada pela Justiça Eleitoral

Cidade
Londrina e região

Câmeras de segurança mostram vítima de estupro em Cambé sendo amparada

Cidade
Brasil

Polícia Militar prende suspeitos de sequestro e estupro de mulher em Cambé

Cidade
Cascavel e região

Homem morto em Cascavel havia sido preso suspeito de liderar quadrilha de roubo a cargas

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.