Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde

22 dez 2023 às 13:35
Por: Agência Brasil

O Ministério da Saúde decidiu incorporar, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.


Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).


“O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec, seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS. E, até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.


A estratégia para utilização da quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que também vão estipular o público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Outras notícias

Morre Lucimara Ferreira de Souza, mãe brutalmente agredida pelo filho, em Toledo

BPRv apresenta balanço operacional da Operação Proclamação da República

BOA AÇÃO: Cascavel ainda tem Cartinhas de Natal para adoção


Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.


O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.


Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, a vacina será importante para controlar a dengue no país. “A dengue é uma doença que impacta praticamente todo o território nacional e o controle do vetor vem sendo insuficiente para reduzir as taxas de infecção. Estamos fechando o ano com recorde de óbitos. A vacina, sem dúvida, junto com outras medidas, será um importante instrumento para controle dessa doença”, disse. 


Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde preconiza entre 6 e 16 anos de idade como a faixa etária ideal de introdução da vacina. Dentro dessa faixa etária, já há outros imunizantes que podem ser associados à aplicação da vacina da dengue e otimizar os atendimentos nos hospitais.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Princípio de incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros até empresa às margens da BR-277

Cidade
Homem procurou UPA Veneza após sofrer um tiro no pé.

Criança estaria no bar dos pais quando ingeriu bucha de cocaína, diz relatório da PM

Cidade

Incêndio em compressor de pintura mobiliza Corpo de Bombeiros até o bairro Pacaembu

Cidade

Gaeco promove nova fase da Operação Antártida e cumpre mandados em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Esposa faz apelo para encontrar homem desaparecido

Cidade
Cascavel e região

Nove pistolas Beretta 9mm desaparecem do 33ºBIMEC em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradora de Londrina comemora 105 anos rodeada de filhos e familiares

Cidade
Londrina e região

Menino de 7 anos é baleado após ser usado como escudo pelo próprio pai em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Chuva de meteoros Leonídeos iluminam o céu do Paraná no fim de semana

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.