A iluminação antiga em parte da Avenida dos Pioneiros, na zona leste de Londrina, voltou a ser alvo de reclamação de moradores do entorno. A comunidade cobra uma promessa feita por autoridades municipais, no ano passado, de modernização dos pontos de luz para LED.
O trecho tem aproximadamente 1 km, entre a rotatória do arco leste, até o início da estrada rural. Em agosto de 2022, a promessa feita pelo município, em reunião com moradores, era de que até o final do ano, as luminárias de vapor de sódio seriam trocadas, mas ainda não foram.
“Eu, o síndico de alguns prédios e dois diretores de colégios nos reunimos com o secretário de Planejamento, com alguns assessores e o pessoal da Londrina Iluminação. Conversamos e ficou acordado que até dezembro toda a iluminação estaria trocada. Foi um compromisso assumido e até agora nada”, afirmou o empresário e morador da região Volnei Volffman.
Antes da reunião, a demanda chegou inicialmente à Câmara de Vereadores, em maio de 2021, mas também não houve articulação.
A via, incluindo terrenos baldios da região, ficam muito escuros durante à noite, o que estaria favorecendo furtos e roubos. “Está muito perigoso. Tem acidente, atropelamento de animal. Isso aqui não demanda muito tempo para fazer não, é jogo rápido”, apontou o empresário.
Sem respostas do poder público, a população pede que a promessa seja cumprida em 2023.
Em nota, a Londrina Iluminação informou que vai levantar as informações técnicas que possibilitem a modernização no menor tempo possível em um trecho de 1.700 metros na avenida. Lembrou também que o restante da via, em especial na proximidade da universidade tecnológica federal já está modernizado.