Moradores do bairro Guilherme Pires, na Zona Leste de Londrina, estão revoltados com o descarte irregular de lixo em um fundo de vale localizado no cruzamento da Rua Wilmar dos Santos com a Rua Vicente Cioffi.
No local, é possível encontrar poltronas, cama box, restos de móveis, materiais plásticos e diversos tipos de resíduos acumulados. A situação afeta diretamente moradores do Guilherme Pires e do bairro vizinho, Armindo Guazzi, que afirmam conviver com o problema há bastante tempo.
A secretária Ana Paula Farias relata que o cenário de abandono tem causado transtornos constantes à vizinhança. ''Isso aqui é um problema crônico, esse lixo já está aqui a muitos anos, já foi pedido providências, o pessoal também não colabora e traz lixo para cá, moradores do bairro e de fora.'', disse Ana Paula.
Segundo os moradores, a situação já foi denunciada ao serviço público, mas o lixo continua se acumulando. Eles também afirmam que, com frequência, bichos peçonhentos invadem as casas, aumentando a sensação de risco à saúde. ''Encontramos escorpiões e é perigoso dengue também, né?'', disse a aposentada Zélia Lúcia.
A aposentada Terezinha Silva reforçarou que os animais, como cobras e aranhas, são vistos com frequência por quem mora próximo ao ponto de descarte.
Mas esse não é o único local afetado. Subindo um trecho da mesma rua, há outro terreno, em uma esquina, também tomado por entulhos. O problema se estende ainda até uma praça pública próxima, segundo moradores, comprometendo espaços de convivência que deveriam ser de uso da comunidade.
Em nota, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que moradores podem realizar denúncias por meio dos canais oficiais de atendimento: Telefone: (43) 3379-7900 e WhatsApp: (43) 99998-9770.
Ainda segundo a CMTU, os endereços informados entrarão na programação de limpeza e recolhimento nos próximos dias.