Moradores do Conjunto Milton Gavetti, na zona norte de Londrina, estão insatisfeitos com a falta de manutenção do Lago Norte e cobram um retorno do município sobre as melhorias. O líder comunitário Fernando Liranço, que reside no bairro há décadas, detalha a situação precária do local.
O espaço que deveria ser um parquinho para as crianças está completamente destruído, com as estruturas irreconhecíveis. A pista de caminhada, que não é pavimentada, apresenta pedras e dificulta a prática de exercícios. Além disso, em vários pontos, a calçada está irregular, com buracos e sem acessibilidade.
Do outro lado do lago, a situação não é diferente: a água está aparentemente suja, com cheiro e aspectos estranhos, o que levanta preocupações sobre a saúde e o meio ambiente.
Fernando Liranço conta que, mesmo com a situação atual, o espaço é bastante utilizado pelos moradores nos finais de semana. A comunidade teve acesso a um projeto do município que prevê a revitalização do Lago Norte e também do Lago Cabrinha. A expectativa é que essa promessa saia do papel em breve.
Veja a nota da Prefeitura de Londrina
A Prefeitura de Londrina reconhece que a cidade acumulou, ao longo dos últimos anos, problemas de falta de manutenção em diversos espaços de lazer, como é o caso do Lago Norte. A administração municipal esclarece que, nos seus seis meses de gestão, tem trabalhado na busca de recursos. Como exemplo, cita a recente confirmação do prefeito Tiago Amaral de que o Governo do Estado realizará a revitalização completa do Jardim Botânico.
Além disso, a prefeitura destaca o programa "Orgulho do Meu Bairro", que terá sua segunda edição neste sábado (29) no Lindóia e bairros próximos, levando melhorias a diversas regiões da cidade. A administração afirma que, embora não seja possível "arrumar toda a casa" em menos de seis meses, está ciente dos problemas e desafios que terá nos próximos anos.