Um dos principais cartões-postais de Londrina, o Bosque Central era para ser um local de lazer e apreciação. No entanto, o espaço tem afastado visitantes devido à falta de manutenção e às condições precárias, com acúmulo de lixo e a presença constante de pombos.
Moradores e frequentadores da região reclamam do mau cheiro, sujeira e da ausência de cuidados básicos. Apesar de caminhões da prefeitura realizarem a limpeza do local, a sujeira se acumula rapidamente nas calçadas e os bueiros entupidos agravam a situação, criando um forte odor para quem passa pela área.
O cenário é desolador, especialmente considerando que o espaço foi reinaugurado há apenas três anos, após uma obra de revitalização que custou quase R$ 2,8 milhões. A reforma tinha como objetivo devolver o Bosque Central à população com mais segurança e conforto.
Além da sujeira e do mau cheiro, a população também reclama da presença constante de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, mesmo no meio da tarde, o que contribui para a sensação de insegurança no local.