Um mês depois da implantação do novo sistema de estacionamento rotativo em Cascavel a Transitar apresentou um balanço das atividades. Apesar de causar estranheza para muitos motoristas no começo, parece que a mudança agradou.
Há vagas. Uma cena que não se via há muito tempo se tornou realidade. Desde que esse veículo, com sistema de videomonitoramento passou a fiscalizar as vagas de estacionamento na chamada zona azul, ficou mais fácil estacionar.
Leila conseguiu estacionar bem pertinho do banco, o que raramente acontecia. O novo sistema entrou em funcionamento no dia 01 de julho. No período de adaptação, na primeira semana, foram aplicadas 590 multas. Com o passar do tempo, os motoristas entenderam como deveriam agir, e aí o mês fechou com 720 autuações.
É um balanço positivo, segundo a Presidente da Transitar. Em um comparativo com julho de 2019, por exemplo, haviam sido aplicadas 1700 multas por agentes de trânsito. No mesmo período, em 2021, foram 1300.
A Transitar aponta que o modelo de fiscalização também minimizou as infrações de estacionamento irregular.
Até então, o sistema estava apenas com um veículo circulando. Após esse período de avaliação, os outros 4 também vão passar a circular neste mês.
A fiscalização não conta apenas com o carro, os agentes seguem nas ruas com uma atuação específica: verificar veículos nos bolsões e as motocicletas.
Apesar de ter uma grande aprovação, o novo sistema não é unânime. Alguns trabalhadores do comércio se queixam de ter que mudar o carro de face quadra a cada duas horas. Eduardo já foi multado duas vezes no último mês e até coloca despertador no celular para correr trocar o veículo de vaga.